Cotidiano

Comércio amplia expediente para estimular as vendas

Toledo – O varejo da região oeste já está pronto para atender em horário estendido. Se para alguns vendedores o período é sinônimo de cansaço, para muitos significa dinheiro a mais no bolso. “Quem vende bem e gosta de atender o cliente se sacrifica um pouco nesta época para aumentar a comissão. Gosto muito deste período. É ele que garante as minhas férias”, conta a vendedora de roupas Ladir Toneto.

De olho em parte de R$ 1,65 bilhão que já está sendo injetado na economia regional com o pagamento do 13º salário, os sindicatos patronais e dos funcionários definiram há meses quando começaria o horário ampliado do varejo.

Em Cascavel, a regra começa daqui dez dias. De 4 a 8 de dezembro, o expediente será das 9h às 20h; no sábado (9) das 9h às 18h; de 11 a 15 de dezembro o atendimento vai até as 22h; no sábado (16) das 9h às 20h. Neste ano, o Natal cai numa segunda-feira. Por isso, o atendimento do sábado anterior (23) será das 9h às 19h e o da véspera, no domingo, das 9h às 17h. Os horários voltam ao normal dia 26.

Em Foz do Iguaçu, na primeira semana de dezembro, de 4 a 8, o comércio atenderá das 8h às 20h; na segunda (11 a 15) e na terceira semana (18 a 22), das 8h às 22h. Nos sábados dias 9 e 16, das 8h às 17h, e, no sábado antevéspera do Natal (23), das 8h às 20h. Nos domingos (10 e 17 de dezembro) o atendimento será das 9h às 17h e, dia 24, das 9h às 17h.

Em Toledo esse período começa um pouco mais tarde. De acordo com a Acit (Associação Comercial e Empresarial), o atendimento estendido começa dia 14, aniversário do Município, quando o comércio vai atender das 9h às 18h.

No dia 15 as lojas estarão abertas das 9h às 22h. No sábado (16) será das 9h às 18h; no domingo (17) fica fechado e de 18 a 22 de dezembro, das 9h às 22h.

No sábado dia 23 de dezembro o comércio em Toledo atenderá das 9h às 18h e, na véspera do Natal, das 9h às 17h.

Crescimento deve ser menor que 1%

Apesar de o comércio já estar preparado, a expectativa de aumento nas vendas é bem tímida. A Faciap (Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná) estima um crescimento de 0,8% nas vendas se comparado ao Natal de 2016. “É pouco, mas já é alguma coisa. Uma pesquisa que fizemos com os empresários ano passado revelava que 22% dos comerciantes estavam otimistas com as vendas no fim do ano, agora, a pesquisa revela que 39% dos empresários estão confiantes”, diz o vice-presidente da Faciap, Claudenir Machado.

O que de certo modo anima o varejo, afirma o empresário de Toledo, é o fato de os paranaenses chegarem neste período com menos dívidas. “As pesquisas revelam que a inadimplência tem caído pelo 13º mês consecutivo no Estado e muito disso se deve à liberação das contas inativas do FGTS, por exemplo. Assim, acreditamos que mais paranaenses chegam ao fim de ano sem um total comprometimento do 13º salário para pagamento das contas e terão a possibilidade de usar parte da renda para os presentes de fim de ano”, considera.

Para Claudenir, a reação da economia deve ser sentida a partir de 2018: “Não que a instabilidade política tenha passado, mas acredito que o pior já passou. Em 2018 teremos eleição. A economia já dá sinais de recuperação e acreditamos que o próximo ano será melhor, de recuperação”.