Cotidiano

Comércio amarga prejuízos e espera recuperar vendas no Natal

Lojistas já estão programando e planejando mais prazo e descontos

Cascavel – A crise que atinge todo o Brasil já tem deixado muitos cascavelenses preocupados com a quitação de dívidas, por exemplo. E na tentativa de evitar novas contas muitas pessoas estão pensando em guardar o 13º salário para quitar as pendências de janeiro e fevereiro. É o caso do vendedor Luciano Soares, que afirmou que a bonificação de fim de ano já tem destinação.

“Todo meu salário do 13º será guardado na poupança. Será reservado para quitar o IPVA e IPTU no próximo ano. Também pretendo evitar contas parceladas e presente serão apenas lembrancinhas”, comentou.

Mas para driblar esses consumidores muitos lojistas já estão programando e planejando mais prazo e descontos. Desde julho passado o comércio vem sofrendo com a brusca queda nas vendas, que chegaram de 20% a 30%.

“Infelizmente as pessoas deixaram de gastar e estão comprando apenas o necessário. Outro fator além da crise foi o inverno atípico que deixamos de vender muitas botas devido às altas temperaturas. Lamentamos nos últimos meses queda de 22% nas vendas”, ressalta o gerente de uma rede de calçados, Márcio de Souza Bueno.

Outro departamento que também vem sofrendo com as baixas vendas é das lojas de móveis e eletroeletrônicos.

“As vendas nas últimas semanas não têm sido muito satisfatórias, mas estamos fazendo promoções para os clientes anteciparem suas compras de Natal. Prazo, por exemplo, com 90 dias para começar a pagar ou ainda em 24 vezes para facilitar a venda”, frisa o gerente de uma loja de departamentos, Lucinei Capelezzo.

(Com informações de Eliane Alexandrino)