Cotidiano

Comemoração diferente, aumenta número de doadores de sangue

Celebrar mais um ano de vida é sempre uma alegria. Reunimos os amigos e a família, recebemos votos de felicidade e às vezes até alguns presentes. Esse tipo de comemoração é comum no nosso dia a dia. Incomum é quando acontece o caminho inverso: o aniversariante resolve presentear.

Um aniversário diferente, precisa de um lugar igualmente diferente para acontecer. Sendo assim o lugar escolhido para a “festa” do Professor de Inglês, Cassiano Albuquerque, foi o Hemocentro de Cascavel. Ele decidiu festejar o seu aniversário convidando os amigos para se juntarem a ele numa doação de sangue coletiva, na última sexta-feira. Ele conta que a ideia surgiu dentro de um grupo de amigos que já praticam algumas ações solidárias. “Foi uma mistura de palpites (risos). O nosso grupo já faz algumas ações solidárias ali na Uopeccan. Um dia em uma conversa alguém sugeriu de reunir a galera para doar sangue e, como meu aniversário estava próximo resolvi usar a ideia e comemorar doando sangue com os amigos” conta.

O convite foi atendido prontamente pelos amigos, que compareceram em peso para realizar a doações. “Tem um que mora em Toledo e não pode vir até aqui, mas foi até o banco de sangue e fez a doação lá. Fiquei muito feliz por todos terem se disponibilizado a participar e desta forma minha comemoração pôde ajudar outras pessoas”. De todos os convidados para a ‘festa’, oito puderam doar sem impedimentos e a doação do grupo poderá ajudar quase 35 pessoas. Um dos amigos, Rodrigo Kenzo, aprovou a ideia “Gostei tanto que estou pensando em comemorar o meu aniversário assim também” diz.

Bolo e parabéns

A festa do Cassiano também teve bolo e “Parabéns Pra Você “cantado em coro pelos amigos e pela equipe do Hemocentro. A Assistente Social, Eliane Avancini, diz que torce para que a ideia se propague. “Todos os doadores que vêm no dia do aniversário, nós cantamos e homenageamos. O Cassiano trouxe vários amigos e isso me deixa muito satisfeita. Espero que outras pessoas vejam e façam o mesmo” afirma.

80 doadores

Segundo Eliane, o Hemocentro precisa, em média, de 80 doadores por dia para manter o abastecimento equilibrado. “Nós atendemos os maiores hospitais da região, ao todo são 19 hospitais, mais os dois hospitais do Câncer, e os transplantes de fígado que demandam transfusão. Na semana passada, por exemplo, devido ao feriado de carnaval, voltamos do feriado com o estoque muito baixo.” conta. Eliane explica que toda doação é muito bem vida, especialmente as de sangues raros (A-) e (O-). Por conta disso a esposa do Cassiano, Vanessa Albuquerque, foi uma das doadoras mais especiais de hoje. Ela tem o tipo de sangue (A-) e pode ajudar na reposição do estoque dos sangues raros “Ele é doador de plaquetas e quando teve a ideia da doação de sangue eu fiquei muito feliz em saber que iremos ajudar várias pessoas com essa ação. É a primeira vez q ele comemora um aniversário assim, mas com certeza nas próximas faremos algo parecido” diz Vanessa.