Esportes

Começo arrasador de Jesus no City lembra Ronaldo, Romário e até Pato

SOCCER-ENGLAND-MCI-SWA_

“Achei que seria mais difícil”. Dita pelo próprio Gabriel Jesus, a frase ecoa a surpresa geral com o ótimo início dele no futebol inglês. Os dois gols, um no último minuto, que deram a vitória em casa ao Manchester City neste domingo, contra o Swansea (2 a 1), mostram uma adaptação rápida e impressionante: Jesus tem o melhor começo de um atacante selecionável na Europa em nove anos. São três gols em quatro jogos oficiais, um a cada 93 minutos em campo. É impossível, aqui ou na Inglaterra, não se empolgar com os dados.

O último brasileiro que obteve feito parecido, no entanto, serve de aviso: saído em 2008 do Internacional para o Milan, Alexandre Pato teve largada irresistível aos 17 anos, também com três gols em quatro jogos. Depois, a peteca caiu. As comparações entre Pato e Jesus são tão irresistíveis quanto suas campanhas iniciais na Europa: ambos marcaram seus primeiros gols fechando a conta de uma goleada.

Em 2008, em sua quarta partida pelo Milan, Pato marcou dois gols que deram a vitória por 2 a 0, decidindo a partida. Gabriel Jesus fez a mesma coisa neste domingo, também em sua quarta atuação com a camisa de seu primeiro time europeu. Até os times que enfrentaram em suas partidas são do mesmo nível: Pato enfrentou, além do Napoli, um adversário mais tradicional, Udinese, Atalanta e Genoa, times médios do Calcio. Jesus viu pela frente a camisa do gigante Tottenham, e depois os modestos Crystal Palace, West Ham e Swansea.

Info – moleques europa futebol clubes

A história de Pato é conhecida: voltou precocemente para o futebol brasileiro e depois de desventuras por Corinthians e São Paulo e uma rápida valorização no Villarreal, o jogador de 27 anos se transferiu para a China. Vai jogar pelo Tianjin Quanjian, que recém conquistou uma vaga na elite do futebol chinês. Uma trajetória que o técnico do Manchester City, o espanhol Pep Guardiola, não vislumbra por enquanto para o pupilo Jesus.

? Esse garoto, na área, tem algo especial. Jesus fez novamente muitas coisas com e sem a bola. Estamos encantados com o que ele fez.

Gabriel Jesus e Pato não são as melhores estreias de joias brasileiras na Europa. Há 23 anos, um jovem de 17 anos vindo do Cruzeiro começou arrasador no futebol holandês. Ronaldo fez seis gols em quatro partidas, jogando sempre como titular, ainda em que uma liga não tão forte.

Além do Fenômeno, o único atacante a superar Gabriel Jesus nos quatro primeiros jogos na Europa foi Romário, também pelo PSV, em 1988. Foram quatro gols nos quatro primeiro jogos. Coincidentemente, o Baixinho e Ronaldo conquistaram o título de melhor jogador do mundo na sequência da carreira no Velho Mundo. Ronaldinho também alcançou o feito, mas teve estreia apagada no Paris Saint-Germain em 2001, aos 21 anos.

Neymar, que é a atual esperança brasileira de protagonista do futebol mundial, teve estreia também discreta no Barcelona, marcando apenas um gol. Outro caso conhecido é Robinho, que chegou com status de ídolo no Real Madrid, em 2005. Só marcou o primeiro gol na quinta partida e nunca correspondeu as expectativas, se transferindo três temporadas depois para o City de Jesus.

Exemplos para o novo destaque do futebol brasileiro. Experiências boas e ruins que mostram que um começo arrasador só define mesmo o tamanho da expectativa que vai se criar. A esperança em Jesus, todos sabem, é imensa.