Cotidiano

'Comecei a chorar', diz mulher detida após ordem executiva de Trump

64616924_BOSTON MA - JANUARY 28 Protestors hug during a demonstration against the new ban on imm.jpgRIO – Uma estudante sudanesa com permissão para residência nos Estados Unidos contou neste sábado que foi brevemente algemada em um aeroporto em Nova York, poucas horas após entrar em vigor uma ordem executiva do presidente americano, Donald Trump, restringindo a entrada no país de cidadãos de sete países, além de refugiados. Links Trump migração

Nisrin Elamin, de 39 anos, estudante em um PhD em Antropologia na Universidade de Stanford e moradora dos EUA desde 1993, disse que aterrissou no Aeroporto Internacional John F. Kennedy International Airport na sexta-feira à noite e ficou detida por cinco horas.

Elamin contou que foi para o Sudão para realizar uma pesquisa acadêmica e embarcou em um avião na sexta-feira de manhã. Depois de apresentar o seu Green Card (cartão de residência permanente nos Estados Unidos), ela passou por indagações e revistas pelos agentes, posteriormente sendo algemada.

? Foi uma revista desconfortável, eles tocaram a região do meu peito e da virilha. E então, fui algemada e comecei a chorar ? contou à Reuters por telefone.

A sudanesa disse que as algemas foram posteriormente removidas, e aparentemente as autoridades estavam usando o equipamamento para escoltar as pessoas entre as diferentes áreas do aeroporto. Elamin foi liberada posteriormente, mas disse estar preocupada em sair do país novamente e aflita com o desejo de trazer seus pais para viver em território americano.

? Me assusta que eu não possa vê-los caso eu queria ? desabafou Elamin, que vive em Nova Jersey.

Segundo contou a repórteres um oficial administrativo, a ordem executiva de Trump significa que pessoas com Green Card deverão passar por uma triagem nos Estados Unidos em uma análise de caso-a-caso.

O Departamento de Segurança Interna (DHS), responsável pela entrada de estrangeiros nos aeroportos, afirmou em nota que vai “tratar todos aqueles que vêm a nós de forma humana e profissional”.

A ordem executiva também deixou em suspenso os planos de sair dos Estados Unidos de algumas pessoas.

Shirana Navabha, de 57 anos, cidadã americana nascida no Irã, contou que ela havia planejado viajar para o país neste domingo, mas desistiu do deslocamento após Teerã divulgar que, como retaliação à ordem executiva, iria impedir cidadãos americanos em seu território.

? Disse a todo mundo que estava indo para lá. Todos estavam muito empolgados, e agora não vou mais. É muito frustrante ? contou Navabha, atualmente vivendo em Dallas, no Texas.