Cotidiano

Começam as obras

Uma espera de anos chegou ao fim para a comunidade escolar do Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) Mirian Ana Davlonta Boschetto, do Bairro Cascavel Velho. Com a assinatura da ordem de serviço ontem, a Construtora Lunica, de Cascavel, tem prazo de cinco meses para transformar o ambiente num espaço mais moderno e com condições de melhor estímulo de ensino-aprendizagem.

Hoje, a estrutura está repleta de infiltrações, com a cobertura do pátio destruída pela ação do tempo, parquinho sem condições atrativas de utilização pelas crianças e a segurança comprometida, o que facilita a ação de vândalos.

O prefeito Leonaldo Paranhos foi ao local para assinar a ordem de serviço e reafirmou o compromisso de realizar um mandato com participação popular. Essa participação, segundo o prefeito, motiva a equipe. "Temos conseguido avançar com transparência, obtendo descontos como este aqui nesta obra, de mais 28% de economia aos cofres públicos. Estamos felizes, porque a população tem demonstrado esperança na nossa gestão e neste ritmo de eficiência, transparência e justiça", destacou.

 

Valores

O valor global da obra era de R$ 640 mil, mas a prefeitura conseguiu desconto que reduziu para R$ 458 mil. Segundo Paranhos, a obra, inaugurada em 2009, nunca passou por uma reforma. Construída com tijolos ecológicos, apresentou sérios problemas com umidade e bolor nas salas de aula gerados pela alta absorção de água. "Para evitar este tipo de problemas, já criamos uma comissão permanente de manutenção para reparos e pequenas reformas em obras", esclareceu Paranhos.

 

Melhorias

"Uma mudança significativa, que esta comunidade escolar tanto carece e merece", disse a secretária de Educação, Márcia Baldini, lembrando que a situação atual do prédio dificulta o trabalho pedagógico dos professores. Além disso, o Cmei também tem sido alvo constante de assaltos. "Ao término da reforma, que exigirá o remanejamento de parte das turmas para a Escola Municipal Atílio Destro e parte para o Cmei Maria Vaz Meister, que fica ao lado, faremos o ajardinamento e a compra da mobília", garantiu.