Variedades

Começa segunda semana de apresentações da XIV Mostra e do VII Festival de Circo de Toledo

A Mostra foi adaptada neste ano por conta da pandemia do coronavírus

Começa segunda semana de apresentações da XIV Mostra e do VII Festival de Circo de Toledo

Começou nesta segunda-feira (28), a segunda semana de programação da XIV Mostra de Circo Social e VII Festival Nacional de Circo de Toledo. O evento foi aberto no dia 19 de dezembro e estende-se 14 de janeiro, com atividades transmitidas pelo facebook e pelo instagram do Circo da Alegria. A Mostra foi adaptada neste ano por conta da pandemia do coronavírus. Estão sendo exibidos em determinados dias da semana, às 10h e às 20h, vídeos e fotos de eventos realizados em anos anteriores ou preparados especificamente para a Mostra, seguindo o protocolo de cuidados para a prevenção da covid-19.

“Não queríamos deixar este ano em branco, porque a Mostra e o Festival  já estão inseridos no nosso cotidiano. Pais e alunos esperam por este evento todo o ano”, explicou Dado Guerra, coordenador do projeto Circo da Alegria. Foi a partir das discussões do que seria possível realizar que a instrutora de circo Paula Bombonatto, deu a ideia de produção de pequenos vídeos, que foi abraçada pelos demais.

Na abertura, Dado e Paula falam um pouco sobre a Mostra deste ano, a proposta do Circo e as ações que estão sendo realizadas. “A gente não podia não fazer nada. Não tem como colocar no virtual tudo o que é feito na prática. O virtual tem outros vantagens que não  nos permite fazer ao vivo. A pandemia nos proporcionou pensar e utilizar outros recursos”, acrescentou Paula, que também é coordenadora pedagógica do projeto.

Nos primeiros episódios foram mostrados o trabalho e a vida de artistas que fizeram da rua uma forma de ganhar o pão de cada dia. São artistas circenses que difundem a sua arte, ganham o seu sustento e enfrentam a discriminação das pessoas nos sinaleiros da cidade.  “Foi uma experiência incrível conhecer eles, as suas famílias e fazer malabares no sinaleiro com eles”. Esta realidade foi mostrada em dois episódios intitulados Vozes do Sinal Vermelho.

Durante a Mostra também está sendo exposto um projeto de preservação do meio ambiente que está sendo desenvolvido no ambiente do Circo da Alegria, com ajardinamento, limpeza externa geral, pintura do muro, entre outros cuidados. “As ações desenvolvidas aqui acabam transparecendo para a comunidade, que também vai fazer a sua parte. A gente começa pelo pequeno para atingir o maior”, explica Paula, ressaltando ainda que isso permitiu reencontrar outros artistas que vieram se somar e trabalhar de forma coletiva.

A programação conta ainda com exposição de fotos e vídeos de trabalhos e espetáculos realizados nos anos anteriores, músicas autorais de bandas locais, música eletrônica entre outras atividades, que podem ser vistas no instagram e no facebook do Circo da Alegria.

A programação da segunda-feira, 28, foi a Noite do Fogo, com a presença da Banda Los CoroneZos e apoio da Abutres. No dia 29, às 10h, será feita uma exposição virtual de fotos do espetáculo Gypsy, e no dia 30, às 20h, o vídeo Luzes no Viela, com a participação de Andressa Reis. Em janeiro, no dia, 4, às 20h, serão mostradas  as intervenções ambientais feitas no Circo da Alegria; no dia 6, às 10h, a exposição virtual de fotos do espetáculo “No Rolê da Capoeira” e no dia 8 de janeiro, às 20h, o Cabaré Diversidade.

A quarta semana da Mostra e Festival, reunirá no dia 11, às 10, uma exposição virtual de fotos do espetáculo  “O Circo em sua Fase de Ouro”; “Báscula no Lago”, no dia 12, às 20h, com a participação de Renan Cassiano, Raul Vitor Bombonatto e João Paulo Fortunato. Por fim, no dia 14 de janeiro, às 20h, será exibido o vídeo “Palhaços no Velho Oeste” produzido especialmente para a Mostra.

O material já divulgado continua disponível nas redes sociais do Circo da Alegria.