Cotidiano

Começa resgate arqueológico em sítios no Porto Meira, perto da nova ponte

O programa de resgate tem como objetivo prevenir danos ao patrimônio

Começa resgate arqueológico em sítios no Porto Meira, perto da nova ponte

Foz do Iguaçu – Após anuência do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), tiveram início em novembro as atividades de resgate arqueológico no Sítio Porto Meira I, localizado nas proximidades das obras de implantação do futuro acesso à Ponte da Integração, na diretriz da BR-277.

Em dezembro, teve início o resgate do Sítio Porto Meira II, também na área de influência das obras do Acesso, distante cerca de 590 metros do primeiro sítio.

As atividades de resgate arqueológico fazem parte da Pesquisa Arqueológica do empreendimento, autorizada pelo Iphan, respeitando as diretrizes de conservação, preservação e divulgação do Patrimônio Histórico e Arqueológico identificado na fase de prospecção e avaliação de impacto aos bens patrimoniais protegidos por lei em território nacional.

O programa de resgate tem como objetivo prevenir danos ao patrimônio, protegido pela Constituição Federal e pela Lei 3.924/1961.

O projeto conta com o apoio e a cooperação institucional do Museu Paranaense, que ficará responsável pela guarda dos bens protegidos resgatados durante as pesquisas.