Esportes

Começa etapa municipal dos Jogos Escolares

Disputas serão realizadas em diversas praças esportivas de Toledo, com acesso livre

Foi aberto nesta segunda-feira, 3, no Ginásio de Esportes Euzébio Garcia, na Vila Pioneiro, a  64ª edição dos Jogos Escolares do Paraná fase municipal. O evento contou com a presença do vice-prefeito, João Batista Tita Furlan, o secretário de Esportes, Emerson Jerônimo, o chefe do Núcleo Regional de Ensino, Léo Inácio Anschau, atletas, dirigentes esportivos, entre outras lideranças e convidados. Cerca de 300 atletas de diversas modalidades estiveram presentes. Algumas competições tiveram início ainda na manhã desta segunda-feira e estendem-se até sexta-feira, 7.

Segundo o secretário de Esportes e Lazer, Emerson Aparecido Jerônimo, essa é uma das edições que teve o maior número de colégios e atletas inscritos. “Isso mostra a força de Toledo no esporte e dá oportunidade para que cada vez um número maior de alunos possa participar dos jogos”. Jerônimo completou dizendo que espera uma competição de um alto nível de competitividade, já que os professores e técnicos vinculados a Secretaria de Esportes e Lazer vem trabalhando com os alunos desde o começo do ano, em treinos e competições.

Para o vice-prefeito Tita Furlan, os jogos são muito importantes na integração dos alunos, pois os tornam cidadãos melhores, além de possíveis futuros atletas. Tita afirmou que espera que as competições sejam realizadas de forma leal, promovendo a prática esportiva entre os alunos. Para o chefe do Núcleo Regional de Educação, Léo Inácio Anschau, os jogos são uma importante confraternização no relacionamento pessoal, individual e coletivo.

Ao todo, 21 escolas públicas e particulares da cidade e do interior de Toledo participarão das competições. Serão treze modalidades, divididas em duas categorias: A masculino e feminino com idade mínima de 15 anos e máxima de 17, e B, com idade mínima de 12 e máxima de 14 anos, as modalidades são: Atletismo, Badminton, Basquetebol, Futebol, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez. 

Os vencedores de cada modalidade garantem vaga na fase regional da competição, que acontecerá no mês de maio ainda sem local definido. A etapa local da competição é organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer em parceria com o Núcleo Regional de Educação.

Nesta terça-feira as disputas continuam com as provas de atletismo feminino e masculino, durante todo o dia no Estádio Municipal 14 de Dezembro, futsal masculino no Alcides Pan e Euzébio Garcia, voleibol masculino e feminino no Hugo Zeni, futebol no Jardim Gisela, handebol masculino e feminino, no campus II da Unipar.