Cotidiano

Começa campanha de atualização de vacinas

A Campanha Nacional de multivacinação para a atualização da caderneta de vacina para crianças e adolescentes começou ontem e segue até o dia 23 de setembro. No sábado, será realizado o Dia D, com atendimento das 8 às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município e nos distritos de Vila Nova e Sarandi, para regularização de vacinas em atraso.

O horário de atendimento será das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. O serviço será especifico para a atualização da caderneta de vacinação. Nos distritos de Boa Vista, Concórdia do Oeste, Dez de Maio, Dois Irmãos, Novo Sobradinho e São Luiz do Oeste o atendimento para a atualização da caderneta será durante a semana.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleunice Sarturi, a prioridade são crianças e adolescentes, mas os adultos também devem procurar o serviço. “E importante que toda a população faça essa atualização das vacinas, porque estamos tendo registros de vírus que há prevenção por meio da vacinação, como é o caso da caxumba, meningite e varicela”, informa ela.

“O Brasil é referência quando se fala em prevenção dos vírus infectologistas, porque são disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde vacinas que previnem tais doenças”, expõe Cleunice. Ela ainda informa que quanto mais cedo as pessoas procurarem as UBS para realizarem a vacina melhor será o bloqueio de tais vírus. No período de estiagem a propagação do vírus é mais propícia.