Cotidiano

Começa amanhã a festa junina de São João Batista

Dentre as ?gostosuras? que serão servidas na festa está o tradicional Manjar de São João, na sexta-feira, a partir das 20h30

Cascavel – Cerca de 15 mil pessoas são esperadas na 38ª edição da Festa de São João, realizada pela Paróquia São João Batista, no Bairro Country, em Cascavel. Os festejos iniciam amanhã e seguem até o domingo (26).

De acordo com o pároco, monsenhor José Ceschin, a tradição da festa que é realizada há 38 anos continua, mas os tempos são outros. “Para garantir a comodidade das pessoas e a segurança foram feitas algumas mudanças, como, por exemplo, a redução da altura da fogueira. Diminuiu o tamanho, mas permanece o símbolo”.

Ele destacou ainda que será dada uma atenção maior para as ruas próximas. “Em relação aos pratos típicos, fizemos alguns aperfeiçoamentos. O mais importante, sem dúvidas, é enaltecer principalmente as celebrações, que são o ponto forte das comemorações”.

Dentre as “gostosuras” que serão servidas na festa está o tradicional Manjar de São João, na sexta-feira, a partir das 20h30. Nas barracas as opções são as mais variadas, incluindo cocada da roça e pé de moleque, canjiquinha simples e com amendoim, paçoquinha de pinhão triturado e pernil moído, quentão sem álcool, pastel, pamonha, pipoca, entre outras guloseimas. No domingo, às 12h, será servido o tradicional churrasco e frango assado.

Crianças

Para facilitar a vida dos pais que levam seus pequenos na festa, a novidade deste ano é o uso de pulseiras, no valor de R$ 20, que dão à criança o direito de brincar o quanto quiser na cama elástica, no castelo escorrega, simulador de montanha russa, pula-pula com piscina de bolinhas, touro mecânico e as bolas de Water Ball.

Celebrações 

A parte eucarística dos festejos teve início ontem à noite com a bênção das fitinhas na Entronização da imagem de São João Batista. Na sexta-feira, às 19h, ocorre a Solenidade da Natividade de São João Batista, com o rito da assinalação, entrega das cruzes, rito de fidelidade e a entrega do catecismo.

No sábado, às 16h, ocorre a tradicional Missa Junina, presidida pelo arcebispo dom Mauro Aparecido dos Santos, com o rito das oferendas e a oração de entrega. Às 21h30 ocorre a tradicional queima da fogueira. No domingo, às 10h, haverá a missa solene em honra ao Padroeiro, com o rito do Ofício do Altar e a Prece dos Mosteiros Invisíveis.