Cotidiano

Começa a Semana Nacional do Trânsito

Às 11h, na Avenida Brasil, será desenvolvido o ?Pé na Faixa?, para conscientizar os pedestres e motoristas sobre o uso e o respeito à faixa

Cascavel – Com flores em mãos, os agentes da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), acompanhados de integrantes de grupos de ciclismo e corrida de rua, deram início ontem à Semana Nacional do Trânsito.

O tema deste ano é “Sou + 1 por um trânsito + seguro” e nesta ação específica o foco foi de blitz orientativa, que ocorreu na Avenida Brasil, cruzamento com a Rua Osvaldo Cruz. Lá os agentes queriam conscientizar os usuários do trânsito a “compartilhar a rua”.

De acordo com a diretora de Educação e Fiscalização de Trânsito da Cettrans, Vânia Müetzemberg, nas ruas há espaço para todos. “O Compartilhar a Rua significa ter respeito, solidariedade, educação mesmo que seja você motorista, pedestre, ciclista, motociclista, ou qualquer papel que você esteja exercendo”.

Segundo ela, a Semana Nacional do Trânsito vai até o dia 25, mas a necessidade de prestar mais atenção no dia a dia deve ser rotina. “Ao longo desta semana desenvolveremos uma série de atividades para orientar todos os usuários, inclusive as crianças. Além disso, haverá exposição de carros que se envolveram em acidentes de trânsito justamente para chocar, para que as pessoas olhem o que aconteceu e andem mais conscientes”.

Hoje, as atividades têm início às 8h15 na Escola de Trânsito do DER-PR (Departamento de Estradas e Rodagem), na PR-486, onde os alunos do 5º ano de uma escola particular da cidade receberão orientações sobre um trânsito mais seguro, atividade que se repete às 13h45. Às 8h20, na FAG, é a vez dos acadêmicos participarem da atividade “Cidadão em Trânsito”. Às 11h, na Avenida Brasil, na Praça do Migrante, será desenvolvido o “Pé na Faixa”, para conscientizar os pedestres e motoristas sobre o uso e o respeito à faixa de pedestres.