Cotidiano

Começa a entrega de kits de saúde bucal nas escolas da rede municipal

Principal política de saúde bucal do município de Cascavel, a entrega de kits de higiene na rede municipal de ensino começou ontem pelo Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) Dra Zilda Arns Neumann, do bairro Santa Cruz. O prefeito Leonaldo Paranhos, a secretária de Educação, Márcia Baldini, e o secretário de Saúde, Rubens Griep, fizeram a entrega simbólica dos 170 primeiros kits deste ano. Segundo o prefeito Leonaldo Paranhos, o objetivo é estimular uma cultura da higiene bucal entre as crianças, para que elas cresçam com uma boca saudável, o que reflete no organismo como um todo. Pelas redes sociais, o prefeito falou ao vivo do local, onde visitou todas as salas, conversando com crianças e professores, conferindo de perto a estrutura e o atendimento da unidade.

O programa prevê duas modalidades de kits. Nos Cmeis, nas escolas com Educação em Tempo Integral e nas escolas do campo, onde não há água tratada com flúor, os alunos recebem um estojo com fio-dental, escova e pasta de dente que fica no estabelecimento de ensino para escovação durante o período em que a criança permanece na escola. Para este ano foram adquiridos 17 mil kits, seis mil somente para Cmeis, que é essa primeira remessa recebida pelo município e que é repasada aos alunos.

 De acordo com o gerente da Divisão de Saúde Bucal, Ederson Rocha, para as demais crianças da rede é entregue kit com escova e creme dental que pode ser levado para casa. “A cada quatro meses, fazemos a troca das escovas de dentes das duas modalidades de kits”.

 O programa é realizado em parceria entre as secretaria de Educação e Saúde, com um investimento de aproximadamente R$ 180 mil ao ano. “O objetivo é a promoção, a prevenção, a saúde e o estímulo ao hábito da higiene bucal o mais precocemente possível”, complementa Ederson.