Cotidiano

Começa a construção do novo terminal de celulose no Porto de Paranaguá

Empreendimento é da Klabin e a expectativa é que gere 180 postos de trabalho nessa etapa

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, a Klabin iniciou as obras para a construção do seu novo terminal no cais do Porto de Paranaguá, após a assinatura da ordem para liberação dos serviços no mês de julho pela Portos do Paraná.  -  Paranaguá, 30/07/2021  -  Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, a Klabin iniciou as obras para a construção do seu novo terminal no cais do Porto de Paranaguá, após a assinatura da ordem para liberação dos serviços no mês de julho pela Portos do Paraná. - Paranaguá, 30/07/2021 - Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, a Klabin iniciou as obras para a construção do seu novo terminal no cais do Porto de Paranaguá. A expectativa é que o empreendimento gere 180 postos de trabalho nessa etapa. Quando estiver em operação, serão cerca de 170 colaboradores, diretos e indiretos, na operação do terminal.

A ordem para liberação dos serviços foi assinada no início do mês de julho pela empresa pública Portos do Paraná. “A localização em área primária vai dar ainda mais agilidade à operação de celulose e derivados. É um investimento importante na infraestrutura portuária do Estado, que vai gerar emprego e renda para o Litoral”, destaca o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Além da aquisição dos equipamentos e sistemas operacionais, devem ser construídos dois quilômetros de ramais ferroviários e um armazém de 21.860 metros quadrados. O investimento estimado é de cerca de R$ 130 milhões, previsto para 2022.

ÁREA  A área PAR01, de 27.530 metros quadrados, foi arrematada pela Klabin em leilão realizado em agosto de 2019. O contrato de concessão foi assinado no início de 2020, encerrando duas décadas sem novos arrendamentos no Porto de Paranaguá. O contrato de exploração da área é de 25 anos, prorrogáveis por mais 45 anos.

“Estamos felizes de iniciar as obras do novo terminal, atentos a todos os protocolos de segurança e saúde”, comenta Sandro Ávila, diretor de Planejamento Operacional, Logística e Suprimentos da Klabin. “Este é um projeto muito importante para a empresa e que trará grande contribuição social e econômica para Paranaguá”.

A expectativa é que no primeiro ano de operações a empresa movimente 1,4 milhão de toneladas pelo porto paranaense. Com a conclusão da segunda fase de expansão da Unidade da Klabin em Ortigueira (Projeto Puma II) – prevista para 2023 – a empresa espera movimentar 2,2 milhões de toneladas por ano via Paranaguá.

SOCIAIS  A Klabin também realiza investimentos sociais importantes no município. Entre eles, está o Programa de Apoio à Gestão Pública, que oferece aos gestores (prefeitos, secretários e equipes) técnicas de gestão pública e ferramentas de planejamento e monitoramento de ações.

Também implementa todas as condicionantes do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), incluindo a construção de uma passarela exclusiva no principal ponto de cruzamento ferroviário, que beneficiará cerca de 2.800 trabalhadores por dia, e programas de educação ambiental nas escolas.