Cotidiano

Começa a colheita da soja em Cascavel

E, ao mesmo tempo em que a colheitadeira busca a soja, a plantadeira segue atrás para dar início ao plantio do milho safrinha

Cascavel – Com previsão de colher uma safra recorde de soja, os produtores de Cascavel já colocaram as máquinas a campo. E se o tempo colaborar, elas devem ficar por vários dias e noites trabalhando sem parar para “dar conta do recado”.

Na propriedade de 50 alqueires, César Sbardelotto pretende colher, em média, 150 sacas por alqueire.

Segundo César, por conta do frio que veio fora de época no início do plantio, a colheita demorou um pouco mais para começar. “Nos anos anteriores começamos no dia 10 de janeiro. Desta vez precisamos dessecar as plantas porque senão demoraria pelo menos mais 20 dias para estarem prontas para colher”.

E, ao mesmo tempo em que a colheitadeira busca a soja, a plantadeira segue atrás para dar início ao plantio do milho safrinha. “Não podemos perder tempo, em outras épocas o milho já estava grandinho e agora é que estamos começando o plantio”, disse o agricultor.

A previsão para o Núcleo Regional da Seab (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento) de Cascavel, que abrange 28 municípios, é de quem nos 557.750 hectares, a estimativa de produtividade é de 150 sacas por alqueire.

De acordo com o técnico do Deral (Departamento de Economia Rural), J. J. Pértille, a produção será recorde. “Se continuar nesse ritmo, com certeza vamos bater o recorde de produção de soja no núcleo de Cascavel”. Caso a previsão se concretize, a economia de Cascavel terá um incremento de R$ 2,3 bilhões, levando-se em conta o preço atual da soja, que está em torno de R$ 65 a saca.