Policial

Comboio do contrabando

17 ônibus de turismo carregado de mercadorias contrabandeadas do Paraguai foram apreendidos pela Receita Federal neste fim de semana, com apoio de vários órgãos de segurança pública. A operação foi coordenada em Foz do Iguaçu, Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel e Maringá.

Em Cascavel, a ação foi realizada em conjunto da Polícia Federal e só nesta região foram oito apreendidos, do total de 17.

Em Foz do Iguaçu, houve apoio aéreo para a ação. Ainda não há o valor estimado em mercadorias, o que deverá ser calculado durante a semana. Todos os veículos foram lacrados e encaminhados à Receita Federal.

Alerta dado

A ação da Receita e da Polícia Federal usou como base uma reportagem publicada pela equipe dos jornais O Paraná/Hoje News no mês passado, quando a reportagem alertou que movimentações de comboios de coletivos, que eram comuns na década passada, estavam novamente sendo percebidas pela polícia e os ônibus de ‘turismo’, vazios, usados para transportar contrabando e descaminho na fronteira.

Na época, a chefia da Polícia Federal em Cascavel reconheceu que os comboios estavam novamente sendo observados, e principalmente em datas comemorativas, provavelmente porque essas mercadorias abasteceriam estabelecimentos comerciais do lado brasileiro.

Veículos a leilão

Um dos motivos para a volta desses comboios foi justificada com o fato de que a Receita Federal faz leilões dos ônibus em vez de doá-los, os veículos são comprados por um preço irrisório, são apreendidos, mas meses depois voltam à circulação, adquiridos novamente por contrabandistas.