Cotidiano

Comboio da Saúde inicia no Território Cidadão

Conforme o município, servidores da Secretaria de Saúde estarão em uma Unidade de Saúde Móvel, especialmente para realizar exames

Tem início às 8 horas desta quarta-feira, 15, no Território Cidadão do Cascavel Velho, o atendimento do Comboio da Saúde, projeto que faz parte do programa de Saúde Humanizada lançado pelo prefeito Leonaldo Paranhos no início de sua gestão.

Conforme o município, servidores da Secretaria de Saúde estarão em uma Unidade de Saúde Móvel, especialmente para realizar exames.

De início o projeto acontece com uma carreta-consultório cedida pelo Sindicato da Panificação de São Paulo (Sindap) em parceria com sindicatos da indústria de Cascavel, sem custo para o Município, fruto de uma ação desenvolvida pelo prefeito Paranhos ainda antes de tomar posse.

Na carreta, equipada com três salas para atendimento, coleta de exames e espaço para recepção aos pacientes, equipes da Sesau vão realizar exames para rastreamento do câncer de colo de útero (Papanicolau), para detecção da hipertensão arterial e diabetes militus.

No Cascavel Velho esse trabalho será realizado até a próxima segunda-feira, dia 20, 8h às 17 horas, com exceção para sábado e domingo, quando não haverá atendimento. A partir do dia 21 a carreta irá percorrer empresas da cidade para atender a trabalhadores (homens e mulheres) que não têm tempo ou acesso a esse tipo de atendimento. A estimativa é fazer de 60 a 80 exames preventivos por dia e 30 coletas de exames laboratoriais pela manhã.

Após essa primeira experiência, o governo dará início ao processo legal de aquisição de veículos semelhantes e a formação do Comboio da Saúde, que prevê unidades móveis para atendimento em odontologia, pediatria, oncologia, clínica geral e ginecologia. A estratégia do projeto é alcançar os trabalhadores dos parques industriais de cascavel ou nas periferias, facilitando assim o acesso das pessoas ao serviço de saúde, melhorando as práticas de prevenção e promoção em saúde e, com isso, desafogando o sistema como um todo.  “Essa experiência piloto vai nos dar o direcionamento que precisamos para concretizar o projeto do comboio e ampliarmos o atendimento”, explica o prefeito.