Cotidiano

Combinação inusitada: importadora de carros compra a Moleskine

INFOCHPDPICT000027406020LONDRES – Embora muitos aspirantes a escritores tenham visto sua inspiração surgir diante das páginas de um Moleskine, mesmo os mais inventivos deles teriam dificuldade de imaginar um roteiro em que a empresa seria comprada por uma importadora de carros belga, como foi anunciado por uma das envolvidas.

A belga D?Ieteren NV está comprando uma participação de 41% da Moleskine e ainda quer fazer uma oferta pela fatia restante. Isso deixaria a fabricante de cadernos nas mãos de um negócio de família que começou com uma fábrica de volantes aberta por Jean-Joseph D?Ieteren em 1805.

Assim como os cadernos da Moleskine são geralmente comprados com aspirações sonhadoras por quem quer, a partir de seus rabiscos nas folhas sem pauta, chegar a ser o próximo Pablo Picasso, alguns analistas se perguntam se a compra da empresa italiana não é uma aposta mais baseada na imaginação do que na realidade que afasta a D?Ieteren de seu negócio original.

A empresa belga é a distribuidora líder naquele país de carros da Volkswagen, além de ser a proprietária da maior fabricante do mundo de vidros automotivos para reposição.

?Isso aumenta um pouco o perfil de risco do grupo?, escreveu Emmanuel Carlier, um analista da ING que disse que investidores vão avaliar as ações da D?Ieteren com um preço inferior porque ela está se tornando uma holding. Para eles, as ações ficarão ?voláteis nos próximos dias, já que esse é um acordo de transformação?.

Já David Vagman, um analista da KBC Securities, acredita que muitos podem ver algo de contraditório na compra, mas ressalva: ?na nossa visão, a gestão da D?Ieteren entregou um acordo sólido do ponto de vista financeiro?.

Pelo acordo, a D?Ieteren vai pagar ? 2,40 por cada papel da Moleskine, valor que, segundo Pascale Weber, uma porta-voz da companhia belga, só parece estranha ?para alguém que não nos acompanhe de perto?. Ela disse, ainda, que a Moleskine ?cumpriu todos os requisitos? a respeito de fundamentos fortes de crescimento a longo prazo.

A compra da empresa italiana é o primeiro passo da diversificação da D?Ieteren, avalia Matthijs Van Leijenhorst, um analista da Kepler Cheuvreux. Ele acredita que a compra vai contribuir para os lucros da empresa belga imediatamente e melhorar as perspectivas de crescimento de longo prazo, conforme o mercado automotivo belga se satura.

Com o anúncio, as ações da Moleskine subiram 13%, enquanto as da D?Ieteren caíram 7,3%.