Policial

Combate a produtos perigosos

16 bombeiros envolvidos, de Cascavel e de Toledo, e todo um aparato de segurança montado: dois caminhões de combate a incêndio, uma ambulância, e equipamentos de segurança utilizados especificamente para atendimento a acidentes em que ocorre vazamento de produtos perigosos.

Tudo isso fez parte de uma simulação do Corpo de Bombeiros, visando a capacitação dos socorristas de Cascavel, de Toledo e também de outros subgrupamentos.

“Simulamos um vazamento de amônia anidro, que é um produto muito usado pelos frigoríficos e o flúor 18, usado por transporte em serviços de saúde. Nossa região é cortada por rodovias, e é importante que o Corpo de Bombeiros e também outras instituições estejam preparados para acidentes e incidentes deste tipo”, explica o Major Araújo, que coordenava a ação.

Na simulação, primeiro, os bombeiros fizeram socorro à vítima e, depois, a contenção ao produto perigoso, com roupas de proteção nível A, na qual os profissionais não tem contato com a atmosfera e precisam, inclusive, usar um tubo de oxigênio por dentro da roupa. Depois do trabalho concluído, a roupa é higienizada e todo o material usado para a limpeza é isolado, para evitar contaminação. O trabalho dura aproximadamente uma hora em todo o procedimento.

Reportagem: Tatiane Bertolino

Fotos: Aílton Santos

Legenda: Aparato de segurança foi montado para mostrar como é feito o combate de vazamento de produtos perigosos