Policial

Combate à pedofilia leva à prisão de cinco pessoas

Investigações iniciaram há um ano, a partir de denúncia de órgãos de proteção à criança dando conta que menores vinham sendo alvos de abuso

Curitiba – Cinco pessoas foram presas em flagrante na manhã de ontem, durante a Operação Paládio, desenvolvida em Curitiba e região Metropolitana. A ação policial foi desenvolvida pelo Nuciber (Núcleo de Combate aos Cibercrimes) e teve por objetivo combater a prática da pedofilia com o uso da internet.

Dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos bairros Boqueirão, Cidade Industrial, Umbará, Campo do Santana, Santa Cândida, Bigorrilho e Santa Felicidade, além de São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande. Duas pessoas foram levadas coercitivamente para prestar depoimento.
“As imagens eram postadas tanto na internet comum quanto na deep web (local que usuários comuns não acessam), mesmo assim a equipe de investigação da delegacia as localizou ao aprofundar as investigações desta modalidade criminosa”, disse o delegado Demetrius Gonzaga,

As investigações iniciaram há um ano, a partir de denúncia de órgãos de proteção à criança dando conta que menores vinham sendo alvos de abuso sexual na internet. “As pessoas que cometem o crime de pedofilia pela internet têm a falsa impressão de que estão sob o anonimato. O Nuciber tem toda a expertise e as ferramentas necessárias para buscar estes criminosos”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Wagner Mesquita.

NOVAS AÇÕES

Durante a operação foram apreendidos diversos materiais eletrônicos, entre discos rígidos, pendrives, celulares, computadores e cartões de memória, entre outros. Todos os suspeitos responderão pelo crime de armazenar imagens e vídeos contendo cenas pornográficas de crianças e adolescentes, que tem pena um a quatro anos de prisão.

“O fato de compartilhar ou armazenar imagens dessa natureza configura crime. Novas fases serão deflagradas até mesmo fora do Estado a fim de combater de forma geral o crime de pedofilia”, garantiu o delegado do Nuciber.