Cotidiano

Combate a dengue vai contar com ajuda de acadêmicos

Acadêmicos de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica vão ajudar em ações de combate à dengue em Toledo

Toledo – Acadêmicos de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica vão ajudar em ações de combate à dengue em Toledo. Para a professora de medicina veterinária Vanessa Yuri de Lima, as atividades a serem desenvolvidas pelos alunos vem para somar e contribuir no combate a endemias. “A proposta da disciplina de medicina veterinária do coletivo, é justamente promover soluções viáveis para os dilemas recorrentes dos agentes e que sejam construtivas tanto para o aprendizado dos acadêmicos, quanto para o trabalho dos agendes de endemias”, relatou Vanessa.

A intenção em aproximar a comunidade acadêmica é inserir novos integrantes no desafio de saúde publica que o país enfrenta, a tríplice carga de doenças transmita pelo Aedes aegypti, a Dengue, Zika Vírus responsável pelos casos de microcefalia e Síndrome de Guillain Barré e a Febre Chikungunya.

 

Segundo o coordenador de combate as endemias, Taylon Pereira, esse tipo de ação com os acadêmicos é satisfatório para ambos os lados. “Essas ações intersetoriais, além de aproximar a comunidade acadêmica, potencializa o efeito das ações ao introduzirmos novos atores no combate ao mosquito, além de formarmos cada vez mais cidadãos comprometidos e conscientes” afirmou.

A partir dessa reunião será realizada uma mesa redonda na universidade a fim de definir as diretrizes das ações que serão desenvolvidas em parceria com o Setor De Combate As Endemias. Dentre as ações estão previstos também, visitas à residências, visitas aos bairros que possuem maior número de acumuladores de materiais e ainda participação no Ecoponto Itinerante.

Taylon relatou que houve queda no número de casos. “Os índices dos casos de dengue apresentaram em 2016 redução de 7,33%, em comparação ao ano de 2015. Mesmo assim, a guerra contra o mosquito Aedes aegypti não está ganha e ainda é preciso um grande esforço de toda população, pois a meta para 2017 reduzir muito mais em relação a esse ano”, destacou.