Policial

Combate à alcoolemia no trânsito ganha mais um aliado nesta semana

 

975 casos de crime de trânsito em 2017. E a maioria deles? Embriaguez ao volante. Esses foram os processos registrados pelo Ministério Público em 2017. Número considerado assustador se considerar que a “pena” para esse tipo de infração começa com uma multa de quase R$ 3 mil e, dependendo do grau de embriaguez, o motorista vai preso.
É para diminuir essa assustadora estatística que o Ministério Público, em parceria com o Conseg, o Cogesp, a Agecin, o Cottrans e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e outros órgãos vão lançar uma campanha de conscientização e enfrentamento à embriaguez ao volante.
O lançamento oficial da campanha Drink Premiado será na quarta-feira, na Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), às 9h. E na quinta-feira já tem atividade. Uma blitz está marcada para ocorrer no Centro de Cascavel, das 9h às 12h, em frente à Catedral. A intenção é de que as ações sejam permanentes.

Nas rodovias

De acordo com a PRF, na Delegacia de Cascavel, no ano passado, 18.467 condutores foram submetidos ao teste do bafômetro. Destes, 583 dirigiam alcoolizados, sendo 147 presos por apresentar teor alcoólico acima de 0,30 mg de álcool por litro de sangue. Em 2016, fizeram o teste 14.981 motoristas e 594 dirigiam sob influência de álcool, sendo destes 175 presos.