Policial

Comando põe batalhão em prontidão para evitar conflitos

Cascavel – A passagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelas regiões oeste e sudoeste do Paraná mobilizou um efetivo policial poucas vezes visto na fronteira.

A polícia não divulga a quantidade de policiais mobilizada, mas, segundo o 5º CRPM (Comando Regional de Polícia Militar) em Cascavel, responsável por 94 municípios da região, colocou à disposição todos os batalhões de fronteira em regime de prontidão para garantir a segurança durante a passagem das caravanas por aqui.

“Tivemos informações de que estão trazendo o pessoal do MST para ‘engrossar’ a situação. E que estão dispostos, inclusive, a um enfrentamento com a polícia. Vamos apenas assistir, a não ser que haja uma confusão. Estamos trabalhando para evitar conflitos”, explicou o coronel Washington Lee, comandante do 5º CRPM.

Policiais de outras regionais foram disponibilizados, inclusive para evitar conflitos como o de domingo, que resultou em um confronto com a polícia em Francisco Beltrão. “Dois ônibus desembarcaram, um de São Paulo, e mais um do MST, houve uma confusão em que não admitiram a presença da polícia. O que resultou em dois integrantes do MST feridos”, comentou.

A polícia pede, também, para que os manifestantes do MST não levem foice, facão e outros itens. “Primeiro, que esses são itens de trabalhadores de verdade, que se usa na terra. E não em manifestação”.

Acuado, Lula “dribla” manifestantes