Cotidiano

Com votos de passageiros, companhia aérea de Dubai leva o 'Oscar' da aviação

2013012360426.jpg RIO – Mais uma vez o “Oscar” da aviação comercial foi para uma companhia aérea árabe. A Emirates Airline recebeu o prêmio máximo do Skytrax World Airline Awards 2016, entregue no último dia 12 de julho durante o Airshow, feira do setor em Farnborough, Inglaterra. Entre as brasileiras, apenas a Azul foi contemplada, com os prêmios de Melhor Low-Cost na América do Sul e Melhor Equipe no continente.

A premiação se baseou em uma grande pesquisa de satisfação aplicada ao longo dos últimos 12 meses em aproximadamente 280 companhias aéreas, com a opinião de 19,2 milhões de passageiros de 102 países. As categorias vão do mais geral (Melhor Companhia Aérea do Mundo) até as mais específicas (Melhor Low-Cost, Melhor Serviço de Bordo, Melhor Lounge em Aeroporto…), e divididas por regiões ( África, Ásia, Austrália/Pacífico, China, Ásia Continental, Europa, Oriente Médio, América do Norte, América Central/Caribe e América do Sul).

Essa é a quarta vez nos últimos 15 anos que a Emirates é escolhida a melhor companhia aérea do mundo. A última vez foi em 2013. No ano passado, o título ficou com a Qatar Airways (que também venceu em 2012 e 2011). Em 2014 o prêmio foi para a chinesa Cathay Pacific. O domínio das companhias aéreas asiáticas, reconhecidas pelo alto padrão de serviço, pode ser visto no ranking das dez melhores empresas do mundo em 2016: Emirates (Dubai), Qatar Airways (Catar), Singapore Airilines (Cingapura), Cathay Pacific (China), Ana (Japão), Etihad (Abu Dhabi), Turkish Airlines (Turquia), Eva Air (Taiwan), Qantas (Austrália) e Lufthansa (Alemanha).

Curiosamente, a LATAM apareceu dividida na categoria de Melhor Companhia Aérea da América do Sul. A Lan ficou em primeiro lugar e a TAM, em quarto. A segunda colocação ficou com a Azul e a terceira com a Avianca. Sky (5º), Aerolíneas Argentinas (6º), Easyfly (7º), Gol (8º), Austral Líneas Aéreas (9º) e VivaColombia (10º) completam a lista das dez mais.

A Azul foi a companhia brasileira que obteve os melhores resultados. Além do segundo lugar na categoria geral regional, foi escolhida a Melhor Low-Cost da América do Sul (com a Gol em 3º) e Melhor Equipe da América do Sul (TAM ficou em 4º e Gol, em 10º). No ranking das cem melhores empresas do mundo, a Azul aparece em 55º, duas posições à frente da TAM.