Cotidiano

Com vitória em Kentucky, Hillary interrompe perdas e se concentra em Trump

PA CLINTON 13WASHINGTON ? A pré-candidata democrata Hillary Clinton declarou uma vitória inesperada nas primárias de Kentucky na terça-feira, interrompendo uma série de perdas contra o senador Bernie Sanders, enquanto ela muda seu foco para a provável disputa com o republicano Donald Trump nas eleições gerais. Sanders, entretanto, venceu nas prévias de Oregon, em mais uma demonstração da divisão da legenda antes da disputa de novembro.

Embora Sanders tinha sido o favorito para vencer Kentucky nas últimas pesquisas, os assessores de Hillary identificaram uma possibilidade de vitória e investiram pesadamente no estado nos últimos dias. A ex-secretária de Estado fez campanha em Kentucky durante todo o fim de semana e enviou pessoas para substitui-la, incluindo o ex-presidente e seu marido, Bill Clinton.

As vitórias dividas em Kentucky e Oregon levantaram novamente preocupações com uma possível convenção controversa do partido ? algo que os líderes democratas dizem que seria prejudicial para o partido, bem como para as perspectivas de Clinton de se preparar para enfrentar Trump.

A grande vantagem de Hillary no número geral de delegados significa que provavelmente ela irá ser a nomeada do partido para disputar a Presidência, mas ainda precisa de mais de 100 delegados para ser confirmada.

No Kentucky, onde Hillary venceu Sanders por margem apertada (46,8% contra 46,3%), os dois candidatos provavelmente irão dividir os 55 delegados em disputa. No Oregon, Sanders, que obteve 54,5% dos votos contra 45,5%) ficará com uma parcela um pouco maior dos 61 delegados concedidos.

Os resultados evidenciam a natureza sem fim do processo de indicação democrata ? e o crescente sendimento de ressentimento entre líderes do Partido Democrata e fãs leais de Sanders.

Ao mesmo tempo, Hillary em parte ignora Sanders, concentrando-se nas eleições gerais.

? Estou cansada das pessoas serem da equipe republicana ou a equipe democrata, da equipe vermelha ou da equipe azul ? disse a pré-candidata em Hopkinsville, Kentucky. ? Vamos ser da equipe americana.

As primárias do Partido Democrata agora pausam por duas semanas e voltam em 7 de junho, na Califórnia, onde Hillary deve ser oficializada como a candidata democrata para enfrentar o provável concorrente republicano Donald Trump.