Esportes

Com três ouros, Jefinho é o?Pelé Paralímpico?, diz agência de notícias

2016 938481629-201609131202014876_AP.jpg_20160913.jpgRIO – Nascido com glaucoma, Jeferson da Conceição Gonçalves, o Jefinho, já estava completamente cego aos 7 anos, três antes de aprender a jogar futebol. Ele chegou a ver imagens de Pelé, mas nunca viu vídeos do rei em ação. Ainda assim, Jefinho, que conquistou o terceiro ouro consecutivo na Paralimpíada no futebol de 5 nesta semana, já é chamado de o ?Pelé Paralímpico? por seu sucesso e estilo.

? É uma honra se comparado a um atleta como Pelé.

Pelé levantou a Taça do Mundo três vezes e, em 1999, foi eleito atleta do século pelo Comitê Olímpico Internacional.

? Na época dele, o Pelé jugava realmente bem ? diz Tiago da Silva, companheiro de time de Jefinho. ? Mas se colocassem uma venda nele, ele não jogaria tão bem.

No futebol de 5, cada time compete com quatro atletas vendados. Apenas o goleiro não é deficiente visual. O campo é menor que o tradicional e cercado para que a a bola não saia. O jogo dura dois tempos de 25 minutos. A bola faz barulho quando movimentada. Os técnicos dão comando verbais aos jogadores e batem com um metal nas traves para indicar a direção para onde os jogadores devem ir.

? Ele é um jogador único, que já foi cogitado para o título de melhor do mundo ? diz Fabio Vasconcelos, técnico do time brasileiro. ? Não vi Pelé jogarm, mas ele era fenomenal. Não sei se você pode comparar os dois, mas, para mim, o Jefinho é um jogador fenomenal.

O técnico também acha que Pelé não se sairia tão bem com vendas. Jefinho, porém, tem opinião diferente.

? Ele nos trouxe três Taças do Mundo. Mesmo com uma perna só, ele jogaria realmente bem ? afirma o jogador de 26 anos, que entrou para a seleção brasileira quando tinha 17.

Jefinho liderou o Brasil na conquista do ouro em Pequim, em 2008, e em Londres, em 2012.

? A impressão que dá é que ele vê a bola e onde estão os outros jogadores ? diz a fã Fabiana da Silva dos Santos said of Jefinho. ? Ele passa a bola como se visse tudo.

Outros fâs entrevistados concordam. Mas apenas um viu Pelé em ação: Jorge Germano da Silva, 65 anos.

? Pelé é diferente. Ele jogava em outro nível. Não dá para comparar. São duas grandes estrelas. É incrível para o Brasil ter os dois.