Policial

Com toque de recolher, PM já atendeu 212 ocorrências no oeste

As medidas foram decretadas no dia 2 de dezembro e prorrogadas para até 29 deste mês

Com toque de recolher, PM já atendeu 212 ocorrências no oeste

Cascavel – Diante do agravamento da pandemia, o governo estadual decretou toque de recolher das 23h às 5h em todo o Paraná, além de proibir confraternizações e eventos presenciais que causem aglomerações com grupos de mais de dez pessoas. As medidas foram decretadas no dia 2 de dezembro e prorrogadas para até 29 deste mês.

Nesse período, a Polícia Militar é responsável por garantir o cumprimento da medida, com apoio de órgãos sanitários estaduais e municipais.

De acordo com a PM, em toda a área de atuação do 5º Comando da PM, que compreende os Batalhões de Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Francisco Beltrão e Pato Branco, do dia 3 dezembro, quando a fiscalização teve início até o dia 22, foram atendidas 212 ocorrências por desrespeito às restrições sanitárias em vigor.

O tipo de infrações registradas não foi informado. Mas, dentre elas, estão as festas que reuniram 400 e 600 pessoas no interior de Foz do Iguaçu, registradas na última semana, e ainda o fechamento de estabelecimentos comerciais que registravam aglomeração e não possuíam Termo de Responsabilidade Sanitária.

Esses 212 atendimentos resultaram em 23 termos circunstanciados (autuações por crimes de menor potencial ofensivo) e 34 encaminhamentos de autores às autoridades competentes.

O 5º Comando ressalta que as ações da PM visam sempre, em um primeiro momento, a orientação e conscientização das pessoas sobre suas responsabilidades. Entretanto, nos casos em que as orientações não são suficientes para eliminar os riscos de contágio pela covid-19, é necessária autuação e encaminhamento dos envolvidos.

 

Mais de 3 mil

O total de ocorrências atendidas pela Polícia Militar na região de atuação do 5º Comando, desde o início da pandemia, chega a 3.073 registros, todas relacionadas ao desrespeito das restrições sanitárias impostas pelo poder público. Foram confeccionados nesse período 217 termos circunstanciados e o encaminhamento de 405 autores de infrações.