Cotidiano

Com temores sobre economia, índice chinês recua pela 6º semana seguida

XANGAI, TÓQUIO e CINGAPURA – As ações chinesas fecharam com leve queda nesta sexta-feira, marcando a sexta semana consecutiva de perdas do índice de Xangai, com os dados dos lucros da indústria somando aos temores de que uma recente melhora da economia está acabando. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,06%, acumulando perda de 0,5% na semana. Enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,03%, caindo 0,2% na semana.

O crescimento dos lucros das empresas industriais da China desacelerou em abril, em linha com outros dados do mês que sugerem que a economia pode estar perdendo ímpeto novamente, após melhorar mais cedo no ano. Porém, no restante da região, as ações avançaram após dados dos Estados Unidos continuarem indicando que a economia vai bem.

O índice Nikkei do Japão subiu impulsionado pelas expectativas de que Tóquio adiará um aumento do imposto sobre as vendas, ajudando a ampliar os ganhos da semana para 1,5%.

Hong Kong subiu 0,88%; Seul teve valorização de 0,62%; Taiwan registrou alta de 0,83%; Cingapura valorizou-se 1,05%; e Sydney avançou 0,33%, a 5.405 pontos.

(Por Samuel Shen, Pete Sweeney, Shinichi Saoshiro e Nichola Saminather)