Cotidiano

Com repatriação, BC decide não rolar ?swaps? que vencem em novembro

dolar.jpgBRASÍLIA – O Banco Central informou, nesta segunda-feira, que não vai rolar os contratos de swap cambial ? que equivalem à venda de dólar no mercado futuro ? que vencem no dia 01 de novembro. A medida é preventiva e foi tomada diante da possibilidade de a entrada de dólares no mercado brasileiro por causa do programa da repatriação, que se encerra no dia 31 de outubro, provocar alguma turbulência.

Por meio de nota, o BC afirmou: ?Tendo em vista a possibilidade de fluxos de capitais atípicos ou de oscilações excessivas de câmbio, em função do processo de regularização de capitais detidos por brasileiros no exterior a ser encerrado em 31/10/2016, o Banco Central decidiu não rolar os contratos de swap cambial que vencem em 01/11/2016.

Por meio do swap cambial, o BC realiza uma operação que equivale a uma venda de moeda no mercado futuro. Os swaps são contratos para troca de riscos: o BC oferece um contrato de venda de dólares, com data de encerramento definida, mas não entrega a moeda.

No vencimento desses contratos, o investidor se compromete a pagar uma taxa de juros sobre o valor deles e recebe do BC a variação do dólar no mesmo período. Esses contratos servem também para dar proteção a quem tem dívida em moeda estrangeira.