Esportes

Com reforma aerodinâmica, carros da F-1 ficarão 4 segundos mais rápidos em 2017

A temporada de 2016 na Fórmula-1 está sendo marcada por mais uma disputa acirrada entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg pelo título, mas os pilotos já devem ir se preparando para mudanças radicais no ano que vem. Isso porque, em 2017, todos os carros do grid passarão por grandes transformações aerodinâmicas, e ficarão até 4s5 mais rápidos em reçlação a este ano.

O novo pacote de mudanças também incluirá mudanças nos pneus, que ficarão mais largos que os da atual temporada. De acordo com o chairman da Pirelli (fornecedora única de pneus da categoria), Marco Tronchetti, os novos carros ganharão cerca 2s5 de velocidade por conta dos novos pneus e outros 2s com as reformas aerodinâmicas.

As mudanças incluem asas traseiras mais baixas e largas, prometendo um design mais agressivo em comparação ao atual. Caso as previsões da Pirelli estejam corretas, muitos dos recordes de pista da temporada de 2004, quando a categoria utilizava motores v10, deverão ser batidos.

Em entrevista em agosto deste ano, o diretor de esportes motores da Pirelli, Paul Hembery, disse que as mudanças farão da Fórmula-1 um novo esporte.

– Esse crescimento de perfomance, será como entrar numa nova categoria de corrida. Será como saltar da GP2 para a Fórmula-1, e teremos uma nova modalidade, se comparada ao que temos agora – disse Hembery à revista britânica Autosport na ocasião.