Esportes

Com reforço toledano, Brasil conquista 2º lugar no Torneio por Equipes

O atleta Vinícius Alecrim fez parte da equipe adulta da seleção brasileira na competição

Todos os dias centenas de crianças aprendem valores como disciplina e determinação por meio do badminton no projeto da Ação Social São Vicente de Paulo, em Toledo. E entre tantas crianças, a paixão pelo esporte e por uma vida saudável, muitas vezes vai além, e revela talentos. Esse é o caso do atleta Vinícius Alecrim, que há oito anos faz parte do projeto, mas a cada dia faz ataques mais intensos e assertivos. No fim do ano passado, ele foi convocado pelo técnico Marco Vasconcelos para treinar junto com a seleção brasileira de Badminton e desde o dia 15 de janeiro se juntou novamente à equipe, enquanto se preparavam para disputar o Torneio por Equipes, que ocorreu nesse fim de semana (17 a 19), em São Domingos (SP).

Com o reforço toledano, o Brasil conquistou a segunda colocação, ficando atrás apenas do Canadá. Mas a derrota na final, não tirou o brilho de Vinícius Alecrim, afinal, com apenas 17 anos, o atleta foi uma das principais apostas do técnico brasileiro para a seleção adulta. Motivo de orgulho para o técnico toledano, Valdecir Anacleto, que aposta em voos ainda mais altos. “Ele é um atleta que com certeza tem potencial para ser convocado para ficar permanente na seleção brasileira, em Campinas, e fazer o ciclo olímpico 2017-2020”.

A história que está sendo trilhada por Vinicius Alecrim, assim como a de outros atletas de destaque da equipe toledana, serve de espelho para as 290 crianças atendidas pelo projeto social. “Para nós é excelente ter um atleta desse nível, que foi revelado aqui em Toledo e que já conquistou posição de destaque no Paraná, com grandes vitórias. Isso inspira a garotada que treina diariamente”, finaliza Valdecir.

Temporada 2017

Team Ação Social AABT Toledo Badminton iniciou a pré-temporada no dia 20 de janeiro, e após um mês dá um início aos treinos técnicos, com vista na primeira competição. Está agendado para acontecer entre os dias 2 e 5 de março, o Nacional, no Clube Pinheiro – SP. Na sequência, em abril. Os toledanos enfrentam a primeira etapa do Campeonato Estadual, em Matelândia – PR.

Projeto Social Ação São Vicente de Paulo

O projeto de Badminton da Ação Social São Vicente de Paulo, dirigido pela Irmã Luiza Menin, não tem fins lucrativos e desenvolve a modalidade em Toledo com o objetivo de manter crianças e jovens afastados da rua. O trabalho origina o Team Ação Social AABT Toledo Badminton, que já trouxe para o município diversos títulos em competições a nível estadual, nacional e internacional. Para garantir a continuidade dos trabalhos, o projeto conta com o apoio dos patrocinadores: Unopar, Sportland Toledo, Rede Farmácia Nossa Farma, FM Pneus e Empol Embalagens. Dos parceiros: Academia Aer Sadia, Secretaria de Esporte e Lazer de Toledo (SMEL), Aureum pilates e fisioterapia esportiva. Além do apoio com bolsas, das escolas de idiomas: Rockefeller, Yázigi, Planeta Idiomas, Polys Idiomas, CNA, Speak, Update e Wizard. imento para competições locais e regionais.