Cotidiano

Com redução de 25% nos mananciais, verão começa com calor e pouca água

Em Cascavel, Sanepar afirmou que situação está estável, ainda sem riscos de rodízio ou racionamento, porém, reforça orientação sobre o uso racional da água

Com redução de 25% nos mananciais, verão começa com calor e pouca água

Cascavel – Quem está esperando por chuva, o que não ocorre há vários dias em Cascavel e região, vai precisar ter um pouco mais de paciência. De acordo com Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) não há previsão de chuva para os próximos 11 dias, ou seja, se a previsão “acertar”, chuva mesmo só em 2022, o que causa preocupação especialmente para o campo.

Na última terça-feira (21) teve início o verão, época marcada por calor intenso e aumento no consumo de água, especialmente por se tratar de um período de festas de fim de ano e férias escolares. Consequentemente, a falta de chuvas regulares coloca os sistemas de abastecimento das cidades em alerta.

Em Cascavel, levantamento feito pela Sanepar revela que neste mês de dezembro, até ontem (22), não foi registrado sequer um milímetro de chuva. Este cenário de estiagem também aconteceu nos meses de abril e julho deste ano, que não registraram ocorrências de chuvas. A média histórica para o período de janeiro a novembro é de 2,3 mil milímetros de chuva acumulada.

Entretanto, em 2021, foram contabilizados apenas 1.337, ou seja, déficit médio de mil milímetros. Apesar da redução de 25% no nível dos mananciais que abastecem Cascavel, a Sanepar informou que a situação ainda é estável e que a companhia tem capacidade para atender a demanda nos próximos dias.

Conforme dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em 2021 o déficit de chuvas no Brasil em relação à média histórica da última década é de 26%.

 

RODÍZIO NO ABASTECIMENTO 

A pouca quantidade de chuva em novembro e a seca de dezembro já compromete o abastecimento em diversas regiões do estado. Desde o dia 14 desde mês, as 14 cidades da Região Metropolitana de Curitiba estão passando por rodízio no abastecimento. Também entraram em rodízio no dia 14 as cidades de Santo Antônio da Platina, Carlópolis, Quatigá e Siqueira Campos, na região Nordeste.

Na Região Sudoeste, Pranchita e Santo Antônio do Sudoeste foram divididas em três grupos cada uma, que estão com o fornecimento de água interrompido em intervalos de dois dias sem rodízio. O fechamento ocorre durante 29 horas, das 7h da manhã de um dia ao meio-dia do dia seguinte.

A companhia disse que todos os esforços estão sendo feitos para possibilitar que nas vésperas e feriados de Natal e Ano Novo, dias 24 e 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro, não haja interrupção do fornecimento de água. Outra medida que a Sanepar vai manter é a utilização de caminhões-pipa para complementar o abastecimento.

Em Dois Vizinhos, também no Sudoeste, desde o dia 17 o município iniciou o rodízio no abastecimento. A cidade é abastecida por poços e pelo Rio Girau Alto, que teve queda de 35% na vazão de água.  Já na Região Centro Oeste, na última segunda-feira (20), com redução de 50% nos mananciais, houve falta de água temporária em Laranjeiras do Sul.

A Sanepar faz uma avaliação diária nos sistemas de abastecimento para verificar a necessidade da implantação ou suspensão do rodízio nos municípios do Paraná.

 

ORIENTAÇÕES

A Sanepar orienta para que a água tratada seja priorizada para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até a chegada da chuva. A recomendação é reutilizar a água da lavagem e do enxágue de roupas, reduzir especialmente o tempo no banho, ensaboar a louça, fazer a barba e escovar os dentes sempre com a torneira fechada.

Além disso, também é importante verificar se há torneiras pingando e vazamentos no imóvel.

Parceria amplia monitoramento

Sanepar, Simepar e IAT (Instituto Água e Terra) assinaram ontem (22) convênio e cooperação técnica para a ampliação da rede de monitoramento hidrometeorológico do Estado do Paraná. O objetivo é obter a medição de variáveis hidrometeorológicas, como a vazão natural dos rios e registro de chuvas, de todas as bacias consideradas fundamentais para a gestão hidrológica. Esses dados servirão para a antecipação e enfrentamento de eventos meteorológicos extremos. Por meio do convênio, a Sanepar está instalando 32 estações de hidrometria que fornecem dados de vazão natural dos rios nos 204 pontos de captação de água e 138 pontos de lançamento de efluente de esgoto da Sanepar. As estações se somam às 12 já existentes do IAT. Além disso, serão feitos serviços de calibração e aferição de equipamentos utilizados no monitoramento.

Redação – Paulo Eduardo