Cotidiano

Com recorde de exportações, frigoríficos contratam 30% mais

A região Oeste foi a que mais gerou emprego no setor, com 47,5% das contratações

Curitiba – Enquanto a economia brasileira encolhe, a indústria de carnes do Paraná bate recorde de produção, exportações e geração de emprego. No primeiro semestre, os frigoríficos do Estado contrataram 30% mais na comparação com igual período do ano passado, chegando a um saldo positivo de 5.491 postos de trabalho.

Os dados se referem ao abate de aves, suínos, reses e pequenos animais e são de um levantamento do realizado pelo Observatório do Trabalho do Paraná da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social com base nos números do Ministério do Trabalho e Emprego.

A região Oeste, com forte atuação na avicultura voltada para exportação, foi a que mais gerou emprego no setor, com 47,5% das contratações no primeiro semestre. A região Noroeste ficou com 18,7% das vagas. Em terceiro lugar veio o Norte Central, com 9,76%.

A previsão de empresas do setor é que o segundo semestre continue com ritmo forte de contratações nos frigoríficos. Pelo menos três empresas do setor já programam a contratação de 1,5 mil pessoas no interior do Estado.

“Políticas públicas bem planejadas, investimento em oportunidades e a energia e confiança do setor abrem o caminho do emprego e de negócios de sucesso. A consequência é o impacto social positivo nessas regiões, onde a distribuição de renda chega a todos as áreas”, diz a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

O Paraná é hoje o maior produtor e exportador de frango do País, responsável por 34% dos embarques da avicultura brasileira.

“O setor vai a galope em um momento que a economia brasileira vive um cenário cinzento”, diz Domingos Martins, presidente do Sindiavipar (Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná).

A previsão, de acordo com ele, é que, dentro de cinco anos, o Paraná responda por 50% das exportações brasileiras de frango.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)