Cotidiano

Com problemas técnicos, sonda espacial Juno tem manobra adiada

pia19639_main.jpg

RIO ? Pela programação inicial, a sonda Juno, da Nasa, realizaria nesta quarta-feira uma manobra para se aproximar ainda mais de Júpiter, mas por causa de problemas técnicos, a operação foi adiada. Em comunicado, a agência espacial americana informa que a decisão foi tomada para ?avaliar a performance de um conjunto de válvulas que faz parte do sistema de pressurização de combustível da espaçonave?.

? A telemetria indica que duas válvulas de hélio que desempenham um papel importante no acionamento do motor principal da espaçonave não operou conforme esperado ? explicou Rick Nybakken, gerente do projeto no Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, na Califórnia. ? As válvulas deveriam ter aberto em segundos, mas levou vários minutos. Nós precisamos compreender melhor essa questão antes de seguir com a queima do motor principal.

A operação, chamada como manobra de redução de período, é a última queima programada do motor principal da espaçonave. Atualmente, a sonda só se aproxima realmente de Júpiter por algumas horas a cada 53,4 dias, e depois se afasta, para proteção contra o poderoso campo magnético do gigante gasoso. Com a manobra, esse período cairá para 14 dias.

A próxima vez que a Juno estará no ponto exato para o ajuste orbital será no dia 11 de dezembro, quando ela fará novamente sua aproximação máxima com o planeta. A esperança é que esse período de quase dois meses seja suficiente para os engenheiros da Nasa compreenderem e solucionarem o problema com as válvulas.

De acordo com os pesquisadores, mesmo que a manobra não seja possível, os dados coletados não serão afetados, apenas os períodos entre as coleta serão mais espaçados. E com o adiamento da manobra, sensores que seria desligados para a operação, estarão ativos durante a aproximação desta quarta-feira.

? É importante notar que o período orbital não afeta a qualidade das tarefas científicas realizadas durante o sobrevoo da Juno em Júpiter ? disse Scott Bolton, do Instituto de Pesquisa Southwest, em San Antonio. ? A missão é muito flexível em relação a isso. Os dados que coletamos durante nossa primeira aproximação, em 27 de agosto, foram reveladores e eu posso antecipar que resultados similares serão alcançados no dia 19 de outubro.