Cotidiano

Com prazo para novembro, obras do Cisop só deverão ser entregues em 2016

Há impasses devido à falta de repasses de recursos do Estado e da Caixa

Cascavel – Quem precisa do Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná) sabe da demora no agendamento de consultas com especialistas. Na tentativa de desafogar e melhorar o atendimento, um novo prédio está sendo construído em Cascavel. As obras iniciaram em abril de 2014 e até o momento apenas 20% foram concluídas.

“O Município doou a área de 6.781,46 metros quadrados e até o momento foram executados aproximadamente 20% do contrato com a empresa licitada”, afirma o engenheiro civil da Secretaria de Obras Públicas, Otávio Francisco de Mattos Neto.

A entrega da nova sede estava prevista para o mês que vem e segundo funcionários da obra, há impasses devido à falta de repasses de recursos do Estado e da CEF (Caixa Econômica Federal).

“Temos conhecimento que há seis meses a construtora não recebe do governo do Estado a partir da Caixa Econômica”, disse o mestre de obras Amauri Galvão.

Apenas seis funcionários estão no canteiro de obras e até o momento foram construídos o muro de contenção, o aterro, as fundações, os pilares, as escadas e parte da rampa. O custo total da edificação é de R$ 6,6 milhões e está sendo executada pela Construtora Nakazima, de Florianópolis. A equipe de reportagem tentou contato com a construtora, mas não houve retorno.

O presidente do Cisop, o prefeito de Diamante do Sul, Darci Tirelli, também foi procurado pela reportagem, mas não atendeu as ligações.

Estrutura

O novo prédio do Cisop fica na Avenida Brasil, na região oeste da cidade. A ordem de serviço foi assinada em 23 de abril do ano passado e os trabalhos iniciaram com atrasos de quase três meses.  Na época o terreno chegou a passar por análise já que o excesso de chuva tinha provocado o aparecimento de duas nascentes. Depois do estudo de solo, ficou comprovado que a área é própria para construção do prédio.

A estrutura terá 4,6 mil metros quadrados para 30 consultórios, salas de atendimentos especializados a pacientes de 25 municípios que integram o Consórcio.