Esportes

Com ouro no vôlei, Brasil confirma sua melhor participação em Jogos Olímpicos

RIO — Com a vitória do Brasil sobre a Itália no vôlei, o Brasil chegou ao sétimo ouro na Olimpíada do Rio-2016 e confirmou a melhor participação do país na história dos Jogos, considerando apenas o número de medalhas douradas. Até então, o melhor desempenho da delegação olímpica nacional havia sido em Atenas-2004, quando os atletas brasileiros subiram cinco vezes ao degrau mais alto do pódio.

Além da equipe de vôlei, a judoca Rafaela Silva, o pugilista Robson Conceição, o saltador Thiago Braz, a dupla de vôlei de praia Alison e Bruno Schmidt, a dupla de velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze e o time de futebol de Neymar e do técnico Rogério Micale também levaram ouros no Rio. Ao todo, o Brasil tem 19 medalhas e, com a conquista no Maracanãzinho, terminou os Jogos na 13ª posição no quadro de medalhas, à frente de países como Espanha, Cuba e Canadá.

Na tarde deste domingo, os jogadores da equipe de vôlei, comandados pelo técnico Bernardinho, venceram os italianos por 3 sets a 0 (25/22, 28/26 e 26/24). Esta foi a quarta final olímpica do time, que conquistou o ouro em Barcelona-1992 e Atenas-2004. Nas duas últimas edições dos Jogos — Pequim-2008 e Londres-2012 —, o Brasil ficou com a prata.