Cotidiano

Com orçamento menor, mostra de São Paulo corta custos, mas mantém programação com 300 títulos

SÃO PAULO ? Anunciada neste sábado, a programação da 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo homenageia alguns dos cineastas estrangeiros que ajudou a tornar conhecidos no Brasil. Além dos tributos ao italiano Marco Bellocchio, que desenhou o pôster desta edição, e ao americano William Friedkin, homenageado com o Prêmio Leon Cakoff, a seleção deste ano destaca a obra do polonês Andrzej Wajda, que receberá o Prêmio Humanidade e contará com uma retrospectiva de 17 filmes.

Renata de Almeida, diretora do evento, enfrentou um encolhimento no orçamento e optou por preservar a seleção de filmes, em detrimento de festas e convidados estrangeiros. A programação da 40ª edição reúne mais de 300 títulos provenientes de 50 países, a serem exibidos em 42 salas.

? Todos os eventos sofreram, porque a crise é geral. Mas preferimos investir no frequentador, que às vezes tira férias só para se dedicar à programação ? disse Renata.

Entre os destaques, estão alguns vencedores de festivais estrangeiros, como ?Animais noturnos?, de Tom Ford, que levou o Grande Prêmio do Júri em Veneza; ?O nascimento de uma nação?, de Nate Parker, Grande Prêmio do Júri e prêmio do público em Sundance; e ?Sem Deus?, de Ralitza Petrova, Leopardo de Ouro no Festival de Locarno.

A abertura será no dia 19, no Auditório Ibirapuera, com a exibição de ?Belos sonhos?, de Bellocchio. A novidade fica por conta do encerramento, em 2 de novembro, que será na área externa do auditório, com sessão ao ar livre da cópia restaurada do clássico ?A general? (1926), de Buster Keaton e Clyde Bruckman. A projeção terá acompanhamento da Orquestra Sinfônica de Heliópolis e será precedida pela premiação da competição de novos diretores.

RIO VERÁ INÉDITOS EM NOVEMBRO

Pelo segundo ano consecutivo, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo vai exibir um recorte de sua seleção no Rio de Janeiro. A diretora do evento, Renata de Almeida, ainda está definindo os dez filmes que serão exibidos na capital fluminense, em novembro, após o término da programação paulistana.

Entre os possíveis candidatos, estão o filme de abertura da mostra em São Paulo, ?Belos sonhos??, do italiano Marco Bellocchio; ?A garota desconhecida??, dos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne; ?The salesman??, do iraniano Asghar Farhadi, e ?Mimosas??, do francês Oliver Laxe. Todos os títulos escolhidos são inéditos para o público carioca.

Exibido este ano na Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes, ?Belos sonhos?? conta a história de um jornalista italiano que lida durante toda a vida com o trauma da perda da mãe. Inspirado em romance autobiográfico de Massimo Gramellini, o filme traz Valerio Mastandrea no papel do protagonista, que começa a enfrentar a perda quando cobre a Guerra dos Bálcãs.

?A garota desconhecida?? causou polêmica ao mostrar a história de uma jovem médica que se recusa a atender uma africana no fim do expediente e depois descobre que ela morreu. ?The salesman?? conta como a relação de um casal de atores entra em crise quando começam a encenar ?A morte de um caixeiro viajante??, de Arthur Miller. ?Mimosas?? acompanha a saga de um xeque moribundo e dois de seus acompanhantes pelo deserto marroquino.