Cotidiano

Com o frio, doações de sangue caem 50%

O número de homens é 10% maior que o de mulheres doadoras, até mesmo em função de que eles podem doar sangue mais do que elas

Cascavel – De janeiro a maio deste ano foram cadastrados 6.621 doadores no Hemocentro, o que representa uma média de 43 coletas diárias. O número é abaixo da quantidade ideal e neste período de frio a situação se torna ainda mais difícil, com queda de até 50% nas doações.

“A meta ideal é que pelo menos 80 pessoas compareçam diariamente ao Hemocentro, porém neste período é comum que haja queda e a nossa preocupação é evitar que isso se prolongue por muitos dias para não comprometer o estoque”, alerta a assistente social Eliane Avancini, ao destacar a necessidade de atender 19 hospitais de Cascavel e na área da 10ª Regional de Saúde.

O alerta, sobretudo, na data de hoje quando se comemora o Dia Mundial de Doadores de Sangue, é para que mais pessoas possam se conscientizar sobre esse gesto nobre para salvar vidas.

Em geral o público que mais colabora está na faixa etária de 29 a 39 anos. O número de homens é 10% maior que o de mulheres doadoras, até mesmo em função de que eles podem doar sangue mais do que elas. “Para homens é permitido doar até quatro vezes ao ano, em um intervalo de 60 dias, e as mulheres podem até três vezes, com o tempo de espera de 90 dias entre cada doação”, explica a assistente social.

Embora nenhuma campanha específica seja promovida nesta terça-feira, a instituição reforçou contatos com os doadores cadastrados e pede a ajuda da população.

Neste momento todos os estoques estão abaixo do ideal. “Até mesmo o tipo sanguíneo O+ que é o mais comum, está abaixo do ideal e há necessidade para atender a maior quantidade de pacientes”, ressalta Eliane.

O Hemocentro fica na Rua Avaetés, 370, atrás do HU. O horário de funcionamento de segunda a sexta-feira é das 7h30 às 11h e das 13h às 17h.

Critérios para doar:

– Estar bem de saúde;

– Ter de 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) até 69 anos incompletos;

– Pesar mais de 50 quilos;

– Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

– Levar documento oficial com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação).