Cotidiano

Com nove indicações, Beyoncé lidera disputa pelo Grammy

bey.jpgRIO – Com nove indicações, a cantora Beyoncé lidera a corrida para o topo da 59ª edição Grammy, que acontece no próximo dia 12 de fevereiro no Staples Center, em Los Angeles. Drake, Rihanna e Kanye West estão empatados em segundo lugar, disputando em oito categorias cada um. Novato no Grammy, Chance the Rapper recebeu sete indicações.

Com este recente feito, Beyoncé se tornou a artista feminina com o maior número de indicações da história do Grammy – 62 ao todo. Ela tem 20 prêmios e, se ganhar oito das nove categorias em que é indicada, será a artista feminina mais vitoriosa na história da premiação da indústria fonográfica americana – título que atualmente pertence à cantora Alison Krauss, que tem 27 estatuetas.

Além das indicações para álbum do ano, melhor álbum contemporâneo urbano e melhor filme de música (todos para o disco “Lemonade”), Beyoncé ainda concorre a disco do ano, canção do ano e melhor videoclipe com “Formation”. Ela também foi indicada a melhor desempenho solo pop por “Hold Up”, melhor performance de rock por “Do not hurt Yourself” (com Jack White) e melhor performance rap/cantada por “Freedom” (com Kendrick Lamar).

“Hello”, de Adele, se junta ao “Formation” de Beyonce na disputa pelo disco de ano, junto com “7 Years” (Lukas Graham), “Work” (Rihanna e Drake) e “Stressed Out” (Twenty One Pilots). “Hello” e “Formation” também concorrem a canção do ano, com “7 years”, “I took a pill in Ibiza” (Mike Posner) e “Love Yourself”, de Justin Bieber.

Chance The Rapper está no páreo na categoria de melhor artista novo junto com Kelsea Ballerini, os Chainsmokers, Maren Morris e Anderson .Paak. E David Bowie, que morreu em janeiro, tem quatro indicações póstumas, entre elas a de melhor álbum de música alternativa (“Blackstar”), uma para a melhor música de rock e uma para a melhor performance de rock.