Cotidiano

Com nova entrega de bicicletas, Bike Legal chega a 45 empreendedores de rua

O Bike Legal visa à padronização do comércio de rua

Com nova entrega de bicicletas, Bike Legal chega a 45 empreendedores de rua

O Projeto Bike Legal, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou ontem (23), em ato no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, a entrega de mais cinco bicicletas a empreendedores de ruas da cidade. Com mais esses veículos, o Bike Legal chega agora ao total de 45 vendedores ambulantes trabalhando com o Alvará do Município e desempenhando suas atividades com dignidade.

O Bike Legal visa à padronização do comércio de rua e faz parte de um amplo programa de revitalização da Avenida Brasil na região central de Cascavel, que compreende a extensão entre a Rua Barão de Cerro Azul até a Praça da Bíblia.

De acordo com o secretário da Semdec, Alcione Gomes, os equipamentos ofertados poderão ser utilizados por até três anos pelos empreendedores, com a possibilidade de a concessão ser renovada. “O programa é simples. O vendedor solicita a sua permissão para trabalho em caráter ambulante e ganha o direito de vender na rua, mas cumprindo todos os requisitos da legislação. Nesse momento de grande dificuldade, as pessoas buscam a sua renda muitas vezes na rua, e o município de Cascavel, por meio do prefeito Leonaldo Paranhos, dá a eles essa oportunidade e a possibilidade de ganhar o seu sustento na rua de maneira legal e saudável, além de oportunizar o equipamento para os seus trabalhos e operações”, explica.

A prova que o projeto é um sucesso é a aprovação dos ambulantes, como a vendedora Eliane Konrad. “Para mim, é importante, porque primeiramente todos os vendedores estarão legalizados, cada um com sua bike. E eu estou feliz demais por ter ganhado essa bicicleta”, avalia.

Ao todo, mais de 60 famílias já foram beneficiadas com o Bike Legal, uma vez que alguns saíram do programa, pois conseguiram ingressar no trabalho formal. “A Semdec é uma Secretaria de Desenvolvimento, então ela preza pelo desenvolvimento do menor, bem como dos grandes empresários. A cidade é pensada num todo, então, para nós é muito gratificante ver que pessoas estão sendo beneficiadas, tendo um trabalho digno”, pontua o coordenador do Programa Bike Legal, Cláudio Amaral.

MEDIDA SANITÁRIA
Seguindo o lema de Cidadania e Respeito Bike Legal, todos os permissionários do projeto receberam um galão de cinco litros de álcool em gel para a higienização dos equipamentos, bem como dos próprios vendedores e seus clientes. A medida é mais uma das adotadas pelo Município no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).