Cotidiano

Com nova contratação, Estado vai abrir Cense 1

Cascavel – A estrutura do Cense 1 de Cascavel foi inaugurada em 23 de março pelo ex-governador Beto Richa inacabada e sem condições de começar a funcionar. Após a inauguração oficial, os funcionários da construtora continuaram as obras, que custaram quase R$ 6 milhões. O problema maior era mesmo a falta de pessoal para que os jovens pudessem ser remanejados. Foi necessária a troca de governo para que aprovados do concurso de 2014 fossem chamados e contratados.

A governadora Cida Borghetti assinou nesta semana decreto de nomeação de 33 agentes de segurança que serão distribuídos em Centros de Socioeducação pelo Estado. Quatro vão atuar em Cascavel, um em Campo Mourão, 14 em Curitiba, cinco em Laranjeiras do Sul, um em Maringá, quatro em Ponta Grossa, um em Toledo e três em Umuarama.

De acordo com a assessoria de imprensa, com esses novos contratados em Cascavel, a nova estrutura do Cense 1 poderá receber os adolescentes.

No entanto, para os agentes que já atuam no Cense, na estrutura antiga, a contratação de quatro profissionais é insuficiente para a demanda do novo prédio, que tem capacidade para 40 menores de idade. “O Cense 1 hoje tem 18 educadores e a intenção era dobrar a quantidade para a nova estrutura, mas isso ainda não aconteceu. Nesse quadro, seriam necessários 36 agentes de socioeducação, divididos por turnos”, relata uma educadora que conversou com a reportagem do Jornal O Paraná e que pediu não ser identificada.

Para quem atua no Cense, há urgência de contratação de ao menos mais 14 agentes.

Priorizando atender na nova estrutura, que foi construída justamente por ordem judicial devido ao sucateamento do prédio antigo, o governo do Estado diz que também abriu possibilidade de realocação de agentes.

Ainda não há data marcada para que o novo Cense atenda os adolescentes porque é necessário que os chamados do concurso estejam aptos para a vaga.

Quando da inauguração do novo prédio, a própria Seju (Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos) informou que seriam necessários 67 profissionais no novo Cense, considerando professores, agentes de segurança socioeducativa, agentes de saúde e psicólogos. A Seju reforçou a necessidade de todos esses profissionais, mas não estimou um tempo para que isso aconteça.

Vagas abertas

Além dos 33 concursados de 2014, a governadora Cida Borghetti também autorizou abertura de concurso para 69 vagas. Em setembro, vencem 71 contratos do PSS (Processo de Seleção Simplificada) e os concursados técnicos devem ocupar essas vagas.

Até lá, o concurso deverá estar finalizado e os candidatos aptos a assumirem para que não faltem agentes.

Para as outras duas vagas, segundo a Seju, há a possibilidade de reposição de técnicos via Termo de Cooperação com a Defensoria Pública. Os anúncios foram feitos em menos de três meses de governo. Já o governador Beto Richa abriu apenas um concurso em quatro anos, para 411 vagas, e outras 71 contratações via PSS.