Esportes

Com mais de mil crianças inscritas, projeto social do Cascavel vai além das aulas de futebol

Os treinos da escolinha de futebol acontecem duas vezes por semana em cada núcleo. Assim que entra no projeto, cada criança recebe um kit com uniforme e material para as aulas

Com mais de mil crianças inscritas, projeto social do Cascavel vai além das aulas de futebol

O projeto social Fábrica Cascavelense de Cidadãos/Atletas de Jesus foi retomado em 2022 e já está atendendo mais de mil crianças em cinco regiões da cidade:  Tarumã, Riviera, Colmeia, Santa Cruz e Santa Felicidade.

Com o foco na formação de cidadãos, o projeto funciona desde 2019 atendendo
meninos e meninas de 7 a 15 anos. Elas participam de aulas gratuitas de futebol no contraturno escolar e recebem também apoio para outras atividades, como: muay thai, capoeira, dança e aulas de música.

Os treinos da escolinha de futebol acontecem duas vezes por semana em cada núcleo. Assim que entra no projeto, cada criança recebe um kit com uniforme e material para as aulas.

O coordenador do projeto, Juarez Assmann, disse que a equipe não mede esforços para fazer com que as crianças participem do ‘Fábrica Cascavelense de Cidadãos’.

 

“Nossa prioridade é educar e formar cidadãos. Aqui não medimos esforços. Quando o garoto não tem um calçado para jogar, nós providenciamos. Não é por causa de um par de tênis que a criança não vai ter a oportunidade de participar do projeto”, assegura Juarez.

Tanto cuidado e carinho com as crianças não poderia trazer outro resultado, senão o respeito e a disciplina. Juarez contou que tem recebido relatos dos pais dos atletas sobre a melhora no comportamento dos filhos por participarem do projeto.

“Toda semana nós recebemos o testemunho de pais falando sobre a grande mudança do filho, mudanças dentro de casa, nos afazeres domésticos, nas notas na escola. Isto ocorre por meio da bola. Para fazer parte deste esporte a disciplina tem que vir em primeiro lugar”, ressaltou.

 

Talita Vitória da Silva, de 13 anos, faz parte do projeto no Riviera. Ela contou que sonha em se tornar uma jogadora profissional.

“O futebol é uma inspiração para mim. Quando eu crescer quero ter a oportunidade de ser uma jogadora profissional como a Marta”, disse a jovem atleta.

A intenção da diretoria do Cascavel é, em breve, expandir as atividades do projeto para outras cidades da região.

Para se inscrever no Fábrica Cascavelense de Cidadãos/Atletas de Jesus basta enviar uma mensagem no WhatsApp (45) 98810-7385, das 09h às 17h.

O atleta receberá orientações sobre os documentos necessários para a inscrição e na sequência já poderá frequentar as aulas.

Assessoria