Cotidiano

Com mais de 640 escolas ocupadas, governo do Paraná se diz preocupado com eleições e Enem

BetoRicha_MendonaFilho.jpgBRASÍLIA – O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), disse nesta terça-feira, que as ocupações de 642 escolas públicas do estado podem atrapalhar a realização do segundo turno das eleições municipais e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Richa, que se encontrou pela manhã com o ministro da Educação, Mendonça Filho, disse acreditar que o movimento é de cunho político.

? O único prejudicado nesse momento é o aluno. Espero que haja um bom senso das lideranças e responsáveis por esta ocupação. Me leva a crer que haja uma motivação política para isso. Não tem outra explicação que não essa ? declarou.

Richa informou também que ainda não tem uma solução caso os estudantes não desocupem as escolas. As ocupações das escolas paranaenses ocorrem desde 3 de outubro, após o anúncio da medida provisória 746 que determina uma reforma no Ensino Médio no país. Richa disse que, no encontro com Mendonça Filho, entregou propostas sobre a MP, que teriam sido discutidas em seminários com cerca de 15 mil estudantes, pais e professores.

No próximo dia 30, 1,77 milhões de eleitores paranaenses devem ir às urnas em três cidades do estado. Curitiba, Maringá e Ponta Grossa decidirão seus novos prefeitos no segundo turno das eleições.

No último domingo, o governo do estado decretou recesso escolar de cinco dias para tentar um acordo de desocupação. O Conselho Tutelar foi acionado para vistoriar as condições dos estudantes dentro das instituições de ensino.

Além das ocupações, o governo do Paraná também enfrenta uma greve dos professores e funcionários da rede estadual de ensino. A paralisação de cerca de 40 mil servidores é por tempo indeterminado e pode afetar um milhão de estudantes matriculados na rede pública estadual.

*Estagiário sob orientação de Francisco Leali