Cotidiano

Com Lula, Jandira Feghali lança pré-candidatura a prefeitura do Rio

lula-jandiraRIO ? A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) lançou nesta segunda-feira sua pré-candidatura a prefeitura do Rio, em um evento com a presença de dirigentes e parlamentares do PT e do PCdoB, além de representantes de movimentos sociais. Também nesta segunda-feira, o senador Romário (PSB-RJ) anunciou sua pré-candidatura.

Com a Fundição Progresso quase lotada, Jandira também recebeu o apoio de artistas, como a cantora Beth Carvalho e o ator Benvindo Siqueira, que levou o público às gargalhadas ao simular uma conversa ao telefone com o presidente interino, Michel Temer.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, destacou que PT e PCdoB caminham juntos em eleições desde 1989.

? É uma aliança histórica entre dois partidos que lutaram pela democracia no Brasi e contra o golpe do presidente usurpador. O Rio vive hoje uma crise política, financeira e moral na segurança, na saúde e na administração do dinheiro público. Precisamos de liderança que conduza o Rio ao seu novo destino ? disse Falcão.

O evento foi marcado por diversos discursos contra Temer. Vice-prefeito na administração de Eduardo Paes, Adilson Pires não estava presente. Tanto PT quanto PCdoB ocuparam, até recentemente, cargos na administração municipal. O estopim para o rompimento foi a posição majoritária de deputados do PMDB do Rio a favor do impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff. O voto que mais incomodou os petistas partiu do pré-candidato do PMDB, Pedro Paulo, que se manifestou a favor da admissibilidade, em abril, na votação da Câmara. Após o posicionamento, o presidente estadual do PT e prefeito de Maricá, Washington Quaquá, conduziu o acordo com Jandira.