Esportes

Com Luis Fabiano, Vasco retorna ao perfil ?trintão? de reforços no ataque

C43ytmoXAAEVtN9.jpgApós conseguir um acesso sob fortes emoções para a Série A, o então técnico Jorginho frisou que o Vasco precisava de uma renovação em seu elenco para 2017. Referia-se ao desequilíbrio de idade no elenco, que tinha muitos jogadores acima dos 30 anos e outros tantos ainda com idade para disputar torneios sub-20. Veio um novo ano, Jorginho foi demitido e o clube segue sem se desvencilhar totalmente do perfil ?trintão? de seus reforços ofensivos, embora tenha dado alguns passos no sentido de rejuvenescer a equipe.

A chegada de Luis Fabiano, anunciada pelo clube nesta sexta-feira em suas redes sociais (veja na imagem abaixo), mantém o perfil de buscar jogadores na casa dos 30 anos para o setor ofensivo. O centroavante, que completou 36 anos em novembro, dividirá com o zagueiro Rodrigo o posto de jogadores mais velhos do elenco. Com a vinda do ?Fabuloso?, a média de idade dos reforços do ataque permanece próxima aos 30.

Vasco anuncia Luis Fabiano nas redes sociais

As primeiras contratações efetuadas pelo presidente do clube Eurico Miranda para esta temporada já indicavam a predileção por atletas mais velhos. O presente de Natal prometido por Eurico à torcida foi o meia-atacante argentino Damián Escudero, que completa 30 anos em abril. Depois dele vieram o meia Wagner, de 32 anos, e o atacante Muriqui, de 30.

Na segunda leva de contratações, porém, o Vasco passou a fazer movimentos por atletas mais jovens. O clube acertou primeiro com o rápido ponta Kelvin, de 23 anos, que pertence ao Porto e estava no São Paulo. Nesta semana, anunciou o atacante colombiano Andrés ?Manga? Escobar, de 25, que atuava no Millonarios-COL. Mas ao acertar com Luis Fabiano o clube vê um re-envelhecimento: a média de idade dos reforços citados fica em 29,2 anos.

Além das novidades trazidas em 2017, o Vasco tem jogadores ofensivos acima dos 30 anos que são remanescentes da última temporada. O principal deles é ninguém menos que o meia Nenê, principal jogador do time, que tem 35 anos. Outros nomes experientes na linha de frente são o meia Andrezinho, de 33 anos, e o atacante Éder Luis, de 31 – ambos têm ficado no banco de reservas desde que o técnico Cristóvão Borges assumiu a equipe.