Cotidiano

Com liminar e escolta, caminhões-tanque chegam aos postos de Curitiba

Alguns postos de Curitiba começam a receber caminhões-tanque com combustível. Nesta segunda-feira (28) o sindicato dos postos, o Sindicombustíveis, conseguiu uma liminar na Justiça Estadual para liberar os bloqueios feitos pelos caminhoneiros autônomos. No começo da tarde, um comboio com 20 caminhões saqiu da Repar, em Araucária, com escolta da PM, e vinham para abastecer postos da Capital, com cerca de 800 mil litygros de gasolina, álcool e diesel.
 
A liminar beneficia todos os postos associados da entidade no Paraná. 

No começo da tarde, um posto na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, recebia um caminhã-tanque com combustível. Mas ele não fazia parte do comboio que saiu escoltado da Repar. Segundo o motorista, ele conseguiu deixar a refinaria sem problemas.

Segundo a PRF, caminhões-tanque carregados com combustíveis deixam o pólo de distribuição de Araucária nesta segunda-feira. Mais de 20 caminhões já deixaram o local, até agora, para diferentes destinos. As escoltas têm sido feitas por equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar (PM).
 
Posição: 
O Sindicombustiveis também é contrário aos seguidos aumentos dos combustíveis realizados pela Petrobras. Mas a situação de abastecimento geral do Brasil – de alimentos à remédios – já estava perto do colapso. Isto certamente iria resultar em problemas em hospitais, creches, escolas, entre outros, com possibilidade de mortes. Por isso a entidade entrou com o pedido de liminar.
 
Prazo para normalização do setor de combustíveis no Paraná:
 
A partir da liberação completa da refinaria de Araucária e das bases das distribuidoras, a normalização do atendimento ocorre entre uma até duas semanas.
 
É importante que a população evite realizar uma corrida aos postos, colaborando assim com uma retomada gradual do abastecimento de combustíveis. Quanto mais tranquilo for o processo de retomada, em menos tempo a situação estará normalizada.
 
O departamento jurídico do Sindicombustíveis-PR também trabalha para obter na Justiça liminar para outras bases de distribuição do estado.
 
A distribuição é de responsabilidade das companhias distribuidoras. Deste modo, somente as companhias distribuidoras podem informar o destino destes primeiros comboios.