Cotidiano

Com juros alto é muito difícil investir no Brasil, diz embaixador espanhol

dinheiro.jpgBRASÍLIA – Com os juros no patamar atual, é muito difícil investir no Brasil. A afirmação é do embaixador espanhol Manuel de la Cámara Hermoso. Ao receber a imprensa para falar sobre a entrada de grupos espanhóis nos leilões de infraestrutura, ele ressaltou que as reformas propostas pela equipe econômica têm de amenizar o custo financeiro do país. juros 0212

? As reformas têm de facilitar a baixa da queda dos juros. Com uma taxa de juros de 14% é muito difícil fazer investimentos no Brasil ? afirmou o diplomata que defende uma relação econômica cada vez mais intensa com os brasileiros.

? Para nós, o Brasil é fundamental. Se o Brasil está bem, nós estamos bem.

Além dos juros altos, Hermoso disse que uma condição para viabilizar os investimentos é começar os empreendimentos com licença ambiental. Isso foi tema de uma conversa que ele teve com Moreira Franco, secretário-executivo do Programa de Parceria de Investimentos (PPI).

? Botei claro para o Moreira Franco que as licenças já têm de estar prontas. O problema para os concessionários era começar a trabalhar e não ter licença ambiental.

Ele lembra que das 10 maiores concessionárias de infraestrutura, seis são empresas espanholas. Disse ainda que o BNDES não terá o dinheiro que tinha antes para financiar os projetos de infraestrutura, mas assegurou que a Espanha tem os próprios mecanismos para financiar os investimentos fora do país.

Ressaltou que as companhias espanholas estão interessadas nos leilões de aeroportos. No entanto, ponderou que eles foram mais atrativos porque – antes da recessão – os brasileiros viajavam mais.

? A crise diminuiu o fluxo de gente nos aeroportos.