Esportes

Com hérnia de disco, Fabiana Murer busca redenção no Engenhão

Principal nome do atletismo brasileiro nos Jogos, Fabiana Murer, compete hoje, a partir das 9h45m, nas eliminatórias do salto com vara. Medalhista de prata no último Mundial, ela está no grupo B, junto com a cubana Yarisley Silva, a atual campeã do mundo. No grupo A, que começa no mesmo horário, está mais uma brasileira, Joana Costa. Links Atletismo 16/08

Murer busca a redenção no Rio. Em Londres-2012, ela chegou como favorita ao pódio, um ano depois de ter vencido o Mundial de Daegu, mas não passou das eliminatórias no torneio olímpico. Para o Rio-2016, ela fez um início de temporada razoável, apesar de estar sentindo fortes dores no pescoço. No último dia 2, através das redes sociais, ela revelou estar com hérnia de disco cervical e disse que faria de tudo para chegar 100% fisicamente nos Jogos.

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

?O meu médico me tranquilizou e disse que eu poderia me recuperar a tempo para competir nas Olimpíadas. Estou em um trabalho intenso de fisioterapia (duas vezes ao dia), e treinando muito bem?, escreveu Murer nas redes sociais.

A saltadora de longa distância russa Darya Klishina foi readmitida no Rio-2016 por decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS) e está hoje nas eliminatórias da prova, às 21h05m. A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) havia revertido a decisão, no sábado passado.

Quando a IAAF decidiu banir toda a delegação russa do Rio-2016, por conta da revelação de um esquema de doping patrocinado pelo Estado, Klishina foi a única isenta da punição. Residente há três anos nos Estados Unidos, a atleta teria laudos suficientes de exames fora da Rússia que a garantissem estar limpa para a competição.

Só que no sábado a IAAF voltou atrás e suspendeu a esportista. Segundo uma fonte da agência Reuters, novos indícios da investigação do advogado Richard McLaren ? autor do relatório que detalhou o sistema de doping à Agência Mundial Antidoping (Wada) ? levaram à revisão do aval a Klishina. Conheça todos os esportes olímpicos da Rio-2016

Além de Murer e Klishina, este quinto dia de atletismo será um dos mais intensos para as provas de fundo. A etíope Almaz Ayana corre na segunda bateria das eliminatórias de sua prova principal, os 5.000m, às 9h45m. No primeiro dia, ela bateu o recorde mundial dos 10.000m na conquista de seu primeiro ouro olímpico. Às10h30m, começam as eliminatórias dos 1.500m com destaque para o queniano Asbel Kiprop, que é tricampeão mundial e tem o melhor tempo do ano.

Além da final dos 1.500m feminino (às 22h30m), hoje serão decididos mais quatro pódios: salto triplo masculino, às 9h50m, com o americano Christian Taylor, atual campeão olímpico e bi mundial; lançamento de disco feminino, às 11h20m; salto em altura masculino, às 20h30m; e os 110m com barreiras, às 22h45m. Os recordes dos Jogos Olímpicos Rio-2016