Cotidiano

Com grupamento aéreo, Polícia de SP aumenta busca por jovens desaparecidos

SÃO PAULO – Há duas semanas Adriana Moreira Nogueira busca notícias do filho Jonathan, de 18 anos. Na sexta-feira, 21 de outubro, ele saiu de casa no bairro de Rodolfo Pirani, zona leste de São Paulo, por volta das 23h para ir com quatro amigos a uma festa em Ribeirão Pires, na Grande São Paulo. Desde então, nenhum dos cinco foi mais visto.

Familiares e amigos tem feito buscas por conta própria pelos desaparecidos, entre eles um adolescente cadeirante de 16 anos.

Nesta sexta-feira, eles se reuniram com o secretário de Segurança Pública de São Paulo Mágino Alves Barbosa Filho. Ele determinou que o Comando de Operações Especiais (COE) e o Grupamento Aéreo da Polícia Militar façam buscas pelos cinco.

? Estamos fazendo buscas sozinhos, entrando em mata, em córrego. A gente não estava tendo ajuda antes para procurar lá. Se fosse filho de um rico já tinha aparecido nem se fosse o corpo. Mas como é filho de pobre, há 14 dias está aí. Eu não aguento mais essa situação ? disse Adriana, muito emocionada.

Familiares suspeitam da participação de policiais militares no sumiço dos jovens já que um deles teria enviado um áudio relatando uma abordagem policial. Não há confirmação se a mensagem foi enviada depois do jovem ter saído de casa naquele dia. O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

? Existem várias linhas de investigação, mas por enquanto não temos uma pista mais concreta que leve a elucidar o desaparecimento dessas pessoas. Não há qualquer evidência da participação de policiais no desaparecimento desses rapazes ? afirmou o secretário de segurança pública.

O advogado Ariel de Castro Alves, membro do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Humana (Condepe), que acompanha as investigações, reclamou da demora no início das buscas pelo COI.

? Essas buscas deveriam ter começado no domingo, quando as famílias denunciaram o desaparecimento. Nós sabemos que nesses casos quanto mais o tempo passa a expectativa vai diminuindo. É um caso muito grave que precisa se esclarecer.

Castro afirmou que, embora o secretário tenha afirmado que não há indícios da participação de PMs no desaparecimento, o áudio enviado por um dos rapazes relatando uma abordagem policial deve ser considerado nas investigações.