Agronegócio

Com foco na inovação, George Hiraiwa assume a Agricultura

A governadora Cida Borghetti indicou o empresário e engenheiro agrônomo George Hiraiwa para comandar a Secretária de Estado da Agricultura e Abastecimento. Natural de Assaí, no norte do Paraná, Hiraiwa trará sua experiência na área de tecnologia para estimular a inovação na agricultura, focando na produtividade e também na permanência do jovem no campo.

“O novo secretário é um técnico com ideias inovadoras e muita experiência na área rural. Ele vai dar grande contribuição para o crescimento da nossa agropecuária e para o desenvolvimento tecnológico aplicado à produção agrícola”, afirmou Cida, ao anunciar a nomeação durante encontro com líderes de Londrina no Palácio Iguaçu. Ela salientou a trajetória profissional, a visão empresarial e a capacidade do novo secretário.

Hiraiwa disse que o Paraná tem todas as condições de utilizar a tecnologia a favor da agricultura. “Muitos municípios, como Pato Branco, Jacarezinho e Toledo, já contam com parques tecnológicos desenvolvidos que podem contribuir com os nossos agricultores”, destaca. “Além de ampliar a produtividade e dar mais eficiência à agropecuária, os projetos de inovação também despertam o interesse dos jovens a continuar trabalhando no campo”.

Hackathon

O novo secretário da Agricultura foi o idealizador do primeiro hackathon do Brasil voltado para o agronegócio. A maratona envolve programadores, hackers, desenvolvedores e inventores para buscar soluções tecnológicas para o setor. O evento acontece desde 2016 em Londrina e resultou na criação da SRP Valey, um ecossistema de inovação que reúne a Sociedade Rural do Paraná e entidades como o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) e o Sebrae com a proposta de apoiar projetos tecnológicos e startups do setor do agronegócio.

Hirawia também destacou que vai manter as boas parcerias com as entidades que representam o setor, como a Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), a Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná) e a Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná). “Tudo o que fizermos vai refletir no trabalho dos pequenos, médio e grandes agricultores, por isso caminharemos juntos para melhorar a produtividade e ampliar a inovação no campo”, salientou.